Wittgenstein e a imanência da Arte na Ética

Autores

  • José Fernando da Silva Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.26512/rfmc.v3i1.12490

Palavras-chave:

Ética, Estética, Felicidade, Mundo, Valores

Resumo

Esse artigo mostra o significado da unicidade da ética e da estética no Tractatus Logico-Philosophicus. Primeiro, ele apresenta os principais aspectos ética tractatiana: que ela não hierarquiza fatos, que ela é eudemonista, e que ela não propõe qualquer finalidade externa às ações do sujeito ético. Segundo, ele mostra que a obra de arte é a expressão da vida de um ponto de vista ético, ou seja, ela é a expressão do significado da vida de um ponto de vista da eternidade. Concluindo, ele mostra que essa concepção propõe uma delimitação absoluta que separa o que é arte e que não é arte.

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Biografia do Autor

José Fernando da Silva, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1990), mestrado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (1994) e doutorado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (2008). Atualmente é pós-doutorando da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ética, atuando principalmente nos seguintes temas: ética, viena fin-de-siècle e filosofia da linguagem.

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Como Citar

SILVA, José Fernando da. Wittgenstein e a imanência da Arte na Ética. Revista de Filosofia Moderna e Contemporânea, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 49–67, 2015. DOI: 10.26512/rfmc.v3i1.12490. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/fmc/article/view/12490. Acesso em: 7 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos