Fragmentos de Corpos Urbanos
Palavras-chave:
Corpo, Espaço Urbano, Teatro Performativo, Registro AudiovisualResumo
Fragmentos de Corpos Urbanos são ações cênico-performativas realizadas em espaços de passagem, inseridos no fluxo das cidades em apresentação (Dourados/MS e Pelotas/RS). Observando as similaridades entre cidades do interior que são pólos em suas regiões, alguns questionamentos surgem: O que constitui a(s) cidade(s)? Que pensamentos e ideologias sustentam as nossas (so)ci(e)dades? A Cia. Última Hora levantou esta discussão em cinco programas, como frequências temporárias de uma rádio, na busca de uma sintonia: no corpo da cidade que habitamos, no hábito de nossos corpos. Fragmentos de corpos urbanos nasceu como pesquisa de doutorado da diretora artística Ariane Guerra (PPGAC-UFBA), que buscava experimentações híbridas entre o teatro, performance e dança, num entrecruzamento entre a cidade e o corpo. Com o objetivo de refletir sobre a corporalidade cênico-performativa tendo em vista a ideologia e os pensamentos que sustentam as cidades em questão, a diretora, que também é performer da ação, mescla pesquisa científica e doxa, processos e resultados.
Downloads
Referências
BARROS, Ariane Guerra. Entre o corpo do ator/performer e o espaço urbano: um teatro performativo. 2020. 195 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2020.
CHAVES, Marcos; BARROS, Ariane Guerra; SOUZA JUNIOR, José Manoel de. Nos caminhos das intersecções cênicas entre voz e discurso: dispositivos de potência do contar-se. Revista Voz e Cena, v. 1, n. 1, p. 59-75, 2020. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/vozecena/article/view/31389
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2021 Voz e Cena
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita aos autores e à Revista Voz e Cena e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelos autores e pela Revista. Ao submeter um artigo à Revista Voz e Cena e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este trabalho está licenciado com uma Creative Commons Attribution 4.0 International License.