Por un somática amazónica

diálogos entre conocimientos forestales y prácticas somáticas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26512/vozcen.v5i02.56117

Palabras clave:

Acre, Cuerpo, Prácticas Somáticas, Pueblos Originários, Voz

Resumen

El objetivo de este artículo fue analizar, a partir de la experiencia de los autores, aspectos de las prácticas somáticas en Acre (Región Norte de Brasil), reflejando cómo la sabiduría forestal puede dialogar con estas prácticas. Se propone una reflexión sobre cómo la experiencia de estar en la Amazonía puede generar una práctica somática sistémica e integrada. Mediante un estudio teórico y práctico se vislumbró el desarrollo de procedimientos a partir del diálogo propuesto. Se presentan algunos ejemplos que muestran otros caminos para el estudio de las prácticas somáticas en Brasil, que consideran la importancia del diálogo con los saberes de los pueblos originarios, especialmente, en su inseparabilidad de la naturaleza.

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Biografía del autor/a

Leonel Martins Carneiro, Universidade Federal do Acre - UFAC, Rio Branco/AC, Brasil

É professor convidado do THALIM - França (CNRS, Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3, ENS) com bolsa PDE CNPq. Professor da Universidade Federal do Acre, onde atua principalmente no curso de Teatro (Licenciatura e Bacharelado) e no Mestrado em Artes Cênicas. Foi coordenador do PPGAC-UFAC (2019-2023) e do curso de graduação em Artes Cênicas (2017-2019). Atuou como 1 Secretário da ABRACE (Diretoria 2022-2023). Tem experiência como ator, encenador, produtor, cenógrafo e iluminador. É doutor em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo com estágio de pesquisa sanduíche na Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3 (THALIM- CNRS, ENS, Paris 3) com bolsa FAPESP. Possui mestrado em Artes Cênicas pela ECA/USP e graduação na mesma área pela Universidade Estadual de Campinas (Com bolsa CAPES, FAPESP e CNPq). Trabalhou com diversos grupos de teatro ( Núcleo Fuga- LUME Teatro, Humatriz Teatro, Barracão Teatro, Matula Teatro, Boa Companhia, Via Rose, Núcleo Sofia, Grute entre outros). Atuou como editor de diversas revistas (Sala Preta e Aspas). Compõe o conselho editorial das Revistas Aspas (PPGAC-USP) e Rascunhos (GEAC-UFU) e Repertório (PPGAC-UFBA). É coordenador do Grupo de Pesquisa TEIA, do Seminário de Arte e Educação e do Programa de incentivo à produção e a formação de espectadores para o teatro acreano (Extensão). É integrante da Rede Voz e Cena. Publicou 3 livros "A experiência do espectador contemporâneo", "Experiências de formação em Artes na Amazônia" e Experiências teatrais no Acre". Sua pesquisa atual foca-se nas interlocuções entre corpo, voz e recepção das teatralidades amazônicas. É bolsista produtividade do CNPq PQ2.

Tânia Villarroel de Andrade, Universidade Federal do Acre - UFAC, Rio Branco/AC, Brasil

Tânia Villarroel Andrade, pesquisadora graduada em Artes Cênicas, Licenciatura, pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Mestra pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (FE-UNICAMP), na linha de pesquisa "Educação, Linguagem e Arte". Doutoranda também pela ECA-USP, em Pedagogia do Teatro, na linha "formação do artista teatral", orientanda da professora Alice Kyiomi Yagyu. Integrante dos projetos de pesquisa e extensão: Sonhos e vida (OLHO - UNICAMP), do GRUTE (Grupo de Teatro da UFAC) e do GESTO da floresta. Professora substituta da Universidade Federal do Acre (UFAC) na atualidade e de 2019-2021.

Citas

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Publicado

2024-12-30

Cómo citar

Carneiro, L. M., & Villarroel de Andrade, T. (2024). Por un somática amazónica: diálogos entre conocimientos forestales y prácticas somáticas. Voz E Cena, 5(02), 225–257. https://doi.org/10.26512/vozcen.v5i02.56117

Número

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Dossier Temático - Artículos

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