Cosas Sonoras en escena

concepto, funciones y potenciales

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26512/vozcen.v1i02.34111

Palabras clave:

Concepto, Cosa sonora, Agencia material, Udigrudi, Teatro

Resumen

Este artículo propone presentar el concepto de Cosa Sonora y sus potencialidades para las artes escénicas, señalando sus fundamentos, trayectoria de concepción, uso y algunas posibilidades de aplicación, teniendo como referencia los espectáculos O Cano (1998) y Ovo (2003), creado y presentado por el grupo de teatro circense Udigrudi. Además de acentuar los componentes utilizados para activar el concepto de cosa sonora - cosa, agencia material, línea y malla - concebido en el campo de las epistemologías ecológicas, el artículo presenta la narrativa del proceso de creación de una cosa sonora específica - The Rex -, explicando con singularidades las abstracciones inherentes a la construcción conceptual.

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Biografía del autor/a

Marcio Gonçalves Vieira, Universidade de Brasília - UnB, Brasília/DF, Brasil

artista pesquisador, criador de instrumentos musicais, músico e performer. Mestre em Artes Cênicas (2019) pela Universidade de Brasília (UnB) e graduado em Engenharia Elétrica (1985) pela UnB. Integrante do grupo de circo teatro Udigrudi e coautor do projeto Diversom, um parque de diversões sonoro.

César Lignelli, Universidade de Brasília - UnB, Brasília/DF, Brasil

Professor Associado de Voz e Performance do Departamento Artes Cênicas (CEN) e dos Programas de Pós-Graduação em Arte (PPG-Arte) e de Pós Graduação em Artes Cênicas (PPG-CEN) da Universidade de Brasília. Pós-Doutor pelo Programa Avançado de Cultura Contemporânea da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014 - 2015). É Doutor em Educação e Comunicação, FE/Universidade de Brasília (2011); Mestre em Arte e Tecnologia na linha de pesquisa Processos Composicionais para a Cena, IDA/UnB (2007); Graduado em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2000). Líder do Grupo de Pesquisa Vocalidade & Cena (CNPq desde 2003). Editor do Periódico Voz e Cena. Membro da VASTA Voice and Speech Trainers Association (desde 2016). Autor do livro Sons e(m) Cenas (2014 e 2019 - segunda edição), coorganizador do livro Práticas, Poéticas e Devaneios Vocais (2019) e de inúmeros artigos publicados em periódicos qualificados. Pesquisa e orienta temas que envolvam sonoridades, estéticas e pedagogias. Palavra falada e cantada. Glossolalias.Vocalidades e educação. Vocalidades e movimento. Vocalidades e tecnologias. Vocalidades e cultura. Sonoplastia. Música de cena. Música cênica. Desenvolve com recorrência produções estéticas em parcerias com os grupos de teatro Desvio, Sutil Ato, alaOca, Teatro do Concreto e Trupe dos Argonautas. Desde 2017, junto ao Grupo Desvio, circula com o DeBanda pelo Brasil, Singapura, Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile e Perú.

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Publicado

2020-12-03

Cómo citar

Vieira, M. G., & Lignelli, C. (2020). Cosas Sonoras en escena: concepto, funciones y potenciales. Voz E Cena, 1(02), 157–182. https://doi.org/10.26512/vozcen.v1i02.34111

Número

Sección

Artículos - Flujo Continuo

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