Radiofonias

Space of Sound Inventions for Expanded Listenings

Authors

Keywords:

Radiofonias, Sound Art, Voice, Radioart, Experimental Music

Abstract

RADIOFONIAS Extension Program has been held since 2015 at the Arts Center (CEART) of State's University of Santa Catarina (UDESC). RADIOFONIAS proposes itself as a space for experimentation, broadcast and archive of inventions on voice, sound art, experimental music, among other sound, vocal and musical projects, with the aim of stimulating an expanded listening. It aims to disseminate and to contextualizate the esthetical, historical and social elements of artistic sound productions that are alternative to the productions hegemonically broadcast on commercial and educational radio stations. 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Daiane Dordete , Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, Florianópolis/SC, Brasil

Professora Associada IV do Departamento de Artes Cênicas da UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina, na área de voz/interpretação, e do Programa de Pós-graduação em Teatro da UDESC. Diretora de Extensão, Cultura e Comunidade do Centro de Artes da UDESC (gestão 2017-2021). Doutora e Mestra em Teatro pela UDESC. Bacharela em Artes Cênicas com habilitação em Interpretação Teatral pela FAP - Faculdade de Artes do Paraná (UNESPAR). Foi conselheira Estadual de Cultura de Santa Catarina na representação da FECATE - Federação Catarinense de Teatro, entre os anos de 2017 e 2019. É membra do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Florianópolis, representando a UDESC (2019-2021). É membra da Comissão de Avaliação de Incentivo à Cultura - CAIC, de Florianópolis, representando a UDESC. É membro da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas (ABRACE). É atriz, diretora, dramaturga, contadora de histórias e poeta. Pesquisa nas áreas de voz, atuação, performance, teatro performativo, teatro narrativo, contação de histórias, teatro feminista, teoria crítica feminista e estudos de gênero.

Maria Raquel da Silva Stolf, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, Florianópolis/SC, Brasil

Possui Doutorado e Mestrado em Artes Visuais (Poéticas Visuais) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Licenciatura em Artes Plásticas pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. É professora associada nos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Artes Visuais da UDESC, coordenando o grupo de pesquisa Proposições artísticas contemporâneas e seus processos experimentais (UDESC/CNPq) junto com Regina Melim, sendo também pesquisadora do grupo Veículos da Arte (UFRGS/CNPq). Menção Honrosa no Prêmio Capes de Tese Edição 2012, na área de Artes/Música, com a pesquisa de doutorado Entre a palavra pênsil e a escuta porosa [investigações sob proposições sonoras], com orientação de Hélio Fervenza. Vem participando de várias exposições, propostas e eventos artísticos, individuais e coletivos. Coordena desde 2006 o selo Céu da boca, pelo qual vem editando suas publicações impressas e sonoras, como: Mar paradoxo (2013-2016), Troca de sabonetes (2013), Assonâncias de silêncios [coleção] (2007-2010), FORA [DO AR] (2002-2004), Lista de coisas brancas - coisas que podem ser, que parecem ou que eram brancas (2001). Co-editou a Revista Recibo 33 com ruído, com Traplev, em 2012, e a publicação PLUVIAL FLUVIAL, com Claudia Zimmer, em 2013. Vem propondo e coordenando publicações experimentais coletivas no CEART-UDESC, como os projetos Anecoica (2014-2018), Sofá (2003-2011), a publicação Membrana (2005-2013), entre outras participações em projetos de publicações, como Entre ser um e ser mil: o objeto livro e suas poéticas (org. Edith Derdyk, Ed. Senac São Paulo, 2013), Cadernos de desenho (org. Aline Dias, Corpo Editorial, 2010) e Ciranda (org. Paulo Silveira, Ed. UFRGS, 2005). Tem experiência na área de Artes e vem investigando processos de escrita, experiências de silêncio e situações de escuta na construção de projetos, proposições e publicações e suas articulações/desdobramentos em desenhos, fotografias, textos, vídeos, instalações, micro-intervenções sonoras e ações. Contatos: http://www.raquelstolf.com e http://soundcloud.com/raquelstolf

Guilherme Antônio Sauerbronn de Barros, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, Florianópolis/SC, Brasil

Possui graduação em Música Bacharelado em Instrumento Piano pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (1994), Mestrado em Música em Instrumento Piano pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (1998) e Doutorado em Musicologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2005). É professor associado na Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, onde orienta trabalhos de mestrado e doutorado e coordena projetos de pesquisa. Tem vasta experiência como camerista e desenvolve pesquisa nas áreas de análise musical, estética e interpretação musical, abordando os seguintes temas: piano, análise musical, Schenker, Ernst mahle, harmonia, estética, música de salão. Em 2017 lançou, juntamente com o violoncelista Hugo Pilger, o CD A Integral para Violoncelo e Piano de Ernst Mahle, que veio a ser premiado em 2019 no Prêmio Açorianos (RS) nas categorias: melhor CD erudito, melhor intérprete (Hugo Pilger), melhor compositor (Ernst Mahle). Foi editor da revista DAPesquisa (2009 a 2013) e atualmente é membro do corpo editorial da revista Debates (UNIRIO), editor convidado do Art Reseach Journal e editor da revista Orfeu, do PPGMUS-UDESC.

References

PROGRAMA GREVE GERAL / GRAVE GERAL #3, RADIOFONIAS. Roteiro: Raquel Stolf. Edição: Carlos Filho e Raquel Stolf. Disponível em:

https://www.mixcloud.com/radiofonias/radiofonias-greve-geral-grave-geral-3/

PROGRAMA CIPS, RADIOFONIAS. Roteiro e edição: Guilherme Sauerbronn. Disponível em:

https://www.mixcloud.com/radiofonias/radiofonias-programa-cips-guilherme-sauerbronn/

Published

2020-06-29

How to Cite

Dordete , D. ., Stolf, M. R. da S., & Barros, G. A. S. de. (2020). Radiofonias: Space of Sound Inventions for Expanded Listenings. Voz E Cena (Voice and Scene), 1(01), 264–270. Retrieved from https://periodicos.unb.br/index.php/vozecena/article/view/31555

Issue

Section

Audiovisual Records

Categories

Most read articles by the same author(s)