Saberes Cantados
africanidades brasileiras como potência de produção vocal para a cena
DOI:
https://doi.org/10.26512/vozcen.v6i01.58244Palavras-chave:
Performance da voz, Estudos da voz cantada, Africanidades, Tradições orais, OralidadeResumo
O presente artigo tece reflexões acerca das contribuições de tradições orais e suas heranças, aqui denominadas de africanidades brasileiras (Silva, 2009), durante a experiência de estágio docente com estudantes da graduação em Teatro do Departamento de Arte Dramática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Práticas inspiradas em manifestações culturais negras, como jongo, samba e afoxé, foram pontes para processos de criação e agenciamento vocal. Trabalhou-se ainda com as noções conceituais de africanidades, ancestralidade e tradições orais, com base em pensadores como Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva (2009), Muniz Sodré (1998), Leda Maria Martins (2021), Amadou Hampaté Bâ (2010).
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