Saberes Cantados

africanidades brasileiras como potência de produção vocal para a cena

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/vozcen.v6i01.58244

Palavras-chave:

Performance da voz, Estudos da voz cantada, Africanidades, Tradições orais, Oralidade

Resumo

O presente artigo tece reflexões acerca das contribuições de tradições orais e suas heranças, aqui denominadas de africanidades brasileiras (Silva, 2009), durante a experiência de estágio docente com estudantes da graduação em Teatro do Departamento de Arte Dramática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Práticas inspiradas em manifestações culturais negras, como jongo, samba e afoxé, foram pontes para processos de criação e agenciamento vocal. Trabalhou-se ainda com as noções conceituais de africanidades, ancestralidade e tradições orais, com base em pensadores como Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva (2009), Muniz Sodré (1998), Leda Maria Martins (2021), Amadou Hampaté Bâ (2010).

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Biografia do Autor

Celina Nunes de Alcântara, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Porto Alegre/RS, Brasil

Celina Nunes de Alcântara é atriz e professora na Universidade Federal do RS (UFRGS), Instituto de Artes, Departamento de Arte Dramática e no Programa de Pós-Graduação em Artes. Coordena o Grupo Interseccional de pesquisas em Negritude, Gênero e Artes (GINGA); é editora Associada da Revista Brasileira de Estudos da Presença

Pâmela Amaro Fontoura, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Porto Alegre/RS, Brasil

Pâmela Amaro Fontoura é atriz, cantora, compositora, musicista popular e arte-educadora. Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas, Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul/ UFRGS.

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Publicado

30-06-2025

Como Citar

Alcântara, C. N. de, & Fontoura, P. A. (2025). Saberes Cantados: africanidades brasileiras como potência de produção vocal para a cena. Voz E Cena, 6(01), 66–85. https://doi.org/10.26512/vozcen.v6i01.58244

Edição

Seção

Dossiê Temático - Artigos

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