Musicalidade e Teatro

o processo de criação em Outside, um Musical Noir

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/vozcen.v3i02.45059

Palavras-chave:

Aquela Cia. de Teatro, Dramaturgia sonora, Polifonia, Teatro Musical, Interação música-teatro

Resumo

Neste artigo, exponho alguns fundamentos do processo de criação do espetáculo teatral Outside, um musical noir, encenado por Aquela Cia. de Teatro em 2011, do qual destaco a interlocução entre a Música e o Teatro como principal alicerce. Trago apontamentos surgidos a partir da minha participação como artista criadora e relatos de outros artistas envolvidos na montagem, os quais compõem uma memória polifônica entrelaçada pelas vozes dos atores- músicos, do diretor, do dramaturgo e do diretor musical, sem que existam hierarquias entre elas. Por fim, descrevo cenas do espetáculo, realizadas em um processo colaborativo de criação, particularmente em seus aspectos musicais.

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Biografia do Autor

Paula Alvarenga Otero, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, Rio de Janeiro, Brasil

Mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2016). Professora do Curso Técnico em Bailarino Contemporâneo na Faculdade Angel Vianna. É atriz, bailarina, cantora e violoncelista.

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Publicado

31-12-2022

Como Citar

Otero, P. A. (2022). Musicalidade e Teatro: o processo de criação em Outside, um Musical Noir. Voz E Cena, 3(02), 107–131. https://doi.org/10.26512/vozcen.v3i02.45059

Edição

Seção

Dossiê Temático - Artigos

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