Entre o ser e o não-ser:

o processo de construção da idéia de ator (profissional) à luz de Georg Simmel

Autores

  • Rosi Machado

Palavras-chave:

Ator profissional, Modernidade, Georf Simmel

Resumo

Neste artigo, analiso o processo de construção da idéia de ator profissional, desde sua origem até a que predomina no discurso dos que se dedicam a essa atividade nos dias de hoje. Com base na bibliografia especializada sobre o ator e à luz das reflexões de Georg Simmel, apresentarei quatro tipos ideais de ator que elaborei para evidenciar as mudanças ocorridas na noção de ator e as suas correspondentes formas-padrão de representação em acompanhamento às formas que a valorização do indivíduo assumiu ao longo do período moderno. Os quatro tipos ideais de ator são: o "ator-declamador-ilustrador", o "ator-racional-realizador", o "grande ator" e o "ator-psicológico-criador". É neste último tipo que identifico a noção de ator de Stanislavski ”“ que, em larga medida, marca, ainda, o discurso atual dos atores profissionais ”“ e a associo à própria concepção simmeliana de indivíduo moderno, que se caracterizaria por sua ambigüidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosi Machado

Doutora em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPCIS/UERJ). Professora do Departamento de Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e do Instituto de Humanidades da Universidade Cândido Mendes (Ucam).

Downloads

Publicado

27-04-2011

Como Citar

Machado, R. (2011). Entre o ser e o não-ser:: o processo de construção da idéia de ator (profissional) à luz de Georg Simmel. Sociedade E Estado, 23(3). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5426

Edição

Seção

Artigos