TRADIÇÃO E NEO-MODERNIDADE NA AMÉRICA LATINA: ETNICIDADE E GÊNERO

Autores

  • Lia Zanotta Machado Universidade de Brasília (UnB)

Palavras-chave:

.

Resumo

Examina-se a atual controvérsia nas Ciências Sociais sobre a
identidade latino-americana revelando-se seu embasamento em concepções
divergentes das categorias de modernidade e diversidade cultural.
O caráter simultaneamente local e internacionali:ado dos movimentos
sociais que eclodiram na América Latina a partir dos anos
70 — especialmente de indígenas e de mulheres — aponta para a configuração
de uma nova linguagem politico-cultural em que se articulam
tradição e neo-modernidade ocidental. Tomando como referência
empírica o depoimento de uma líder indígena da Guatemala, analisase
o processo de construção de identidade étnica e de gênero que se
faz no confronto e na articulação política entre alteridades culturais.
Nem mero resgate da tradição, nem submissão à modernidade, nem
dissolução da tradição, nem repúdio à modernidade, o discurso funda-
se na articulação e constitui o paradoxo da desconstrução e construção
da igualdade e da diferença. A alteridade cultural se introduz e
é introduzida no discurso da neo-modernidade ocidental. O reconhecimento
da multiplicidade de lógicas sociais torna-se possível porque
visível na cena política.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lia Zanotta Machado, Universidade de Brasília (UnB)

Professora do Departamento de Antropologia da UnB, doutora em Ciências Humanas
(Sociologia) pela USP.

Referências

BARTOLOMÉ, Miguel M. (1988) - La dinâmica social de los Mayas del Yucotán. México:

Instituto Nacional Indigenista.

BERMAN, Marshall (1986) - Tudo que é sólido desmancha no ar. São Paulo: Cia. das Letras.

BONFIL BATALLA, Guillermo (1988) - La teoria del Control Cultural en el estúdio de Procesos

Étnicos. Anuário Antropológico/86. Editora Universidade de Brasília.

. (1987) - México profundo: una civilización negada. México: Secretaria de Educación

Pública.

. (1981)- Utopia y revolución. México: Editorial Nueva Imagem.

BORNHEIM et. al. (1987) - Tradição-contradição. Rio de Janeiro: Zahar/FUNARTE.

BOURDIEU, Pierre (1980) - Le mort saisit le vif. In: Actes de la Recherche en Sciences Sociales,

n. 32/33. Paris: Minuit.

BRUNNER, J.J. (1988)- UnEspejo trizado. FLACSO.

BURGOS, Elizabeth (1985) - Me llamo Rigoberta Menchu y astme nació la conciencia. México:

Siglo Veintiuno.

CALDERÓN E JELIN, E. (1987) - Classes sociais e movimentos sociais na América Latina:

perspectivas e realidades. Revista Brasileira de Ciências Sociais, n. 5, v.2, out.

CARDOSO, Ruth (1987) - Movimentos sociais na América Latina. Revista Brasileira de Ciências

Sociais, ANPOCS, n.3, v.l.

CARRIÓN, Lucfa (1988)- Ecuador: la familia del sector popular urbano. In: Familia y desarrollo

en America Latina y el Caribe. UNESCO.

CARVALHO, J.J. (1988) - A Antropologia e o niilismo filosófico contemporâneo. Anuário

Antropológico/86. Editora Universidade de Brasília Tempo Brasileiro.

CLACSO, (1987) - Comunicación y Culturas Populares en Latinoamérica. México: Ediciones

Gill.

CANCLINI, Néstor (1987) - Un debate entre tradición y modernidade? Davidy Goliath. Revista

dei CLACSO, n.52, set.

DUMONT L. (1985) - Individualismo: por uma perspectiva antropológica da ideologia moderna.

Rio de Janeiro: Rocco.

FEIJOÓ, Maria del Carmen (1984) - Las luchas de un barrio y la memória colectiva. Buenos

Aires: Estudos CEDES.

FONSECA, Claudia - Aliados e rivais na família: o conflito entre consangüíneos e afins em

uma vila porto-alegrense. Revista Brasileira de Ciências Sociais. ANPOCS, n. 4, v.2.

FRANCHETTO, CAVALCANTI e HEILBORN (1981) - Antropologia e Feminismo. In:

Perspectivas Antropológicas da Mulher. Rio de Janeiro: Zahar.

GUZMÁN-BOCKLER y HERBERT (1974) - Guatemala: Una interpretación historico-social.

México: Siglo XXI.

HARVEY, David (1989) - The Condition of Post-Modernity. Oxford: Basil Blackwell.

ITURRALDE, Diego (1989) - Naciones Indígenas y Estados Nacionales en America Latina

hacia el ano 2000. Quito: Unesco, mimeo.

. (1988) - Esa, otra nación, plural, liberada. In: Estudios y Documentos. Venezuela e

Paris: UNESCO.

JELIN, Elizabeth (1985) —Los NuevosMovimientosSociales n. 1 Buenos Aires: Centro Editor

de América Latina.

KRISTEVA, Júlia (1988) - Etrangers a Nous Memes. Paris: Fayard.

. (1979) Les Temps des Femmes. In: Cahiers de Recherche de Science des Textes et Documents,

n. 5, p. 33/44, Paris.

LACLAU, Ernesto e MOUFFE, Chantal (1985) - Hegemony and Socialist Strategy. Towards

a radical democratic politics. Verso. London.

LENTZ, Carola (1986) — De Regidores y Alcaides a Cabildos. Cambios en la estructura socio-

politica de una comunidad indigena de Cojabamba/Chimborazo. Ecuador Debate,

n. 12, deciembre.

LYOTARD, J.F. (186) - O Pós-Modemo. Rio de Janeiro: José Olympio.

MACHADO, Lia Z. (1990) - Feminismo, Academia e Interdisciplinaridade. Série Antropologia,

n. 104, Brasília, Departamento de Antropologia, Universidade de Brasilia.

. (1989) - O Desafio Politico da Heterogeneidade Cultural. Quito: Unesco, mimeo.

. (1988) - Tradição e Modernidade no Futuro da América Latina. Caracas: Unesco,

mimeo.

MADEL, Luz (org.) (1982) - O lugar da mulher: estudos sobre a condição feminina na sociedade

atual. Rio de Janeiro: Graal.

MAFFESOLI, Michel (1984)-A Conquista do Presente. Rio de Janeiro: Rocco.

MARCUS, George (1990) - Past, Present, and Emergent Identities: Requirements for Etnographies

of Late Twentieth Century Modernity Worldwide. Reunião Anual da Associação

Brasileira de Antropologia, abril, Florianópolis, mimeo.

MAYER, Amo (1987)-A Força da Tradição. São Paulo: Cia das Letras.

MOI Toril (1986) - The Kristeva Reader. London: Basil Blackwell, edit.

MORSE, Richard (1989)- A miopia de Schwartzman. Novos Estudos CEBRAP, n. 24, jul.

. (1988) - O Espelho de Próspero, Cultura e Idéias nas Américas. São Paulo: Cia das

Letras.

NIETZCHE, F. (1986) - Vontade de Potência. Rio de Janeiro, Ed. de Ouro.

PAOLI, Maria Célia (1982) - Os Trabalhadores Urbanos na fala dos outros: tempo e espaço e

classe na história. Comunicação, n. 7 Rio de Janeiro: Museu Nacional.

RAMIREZ, M., Sérgio (1989) - Revolución, identidad nacional y cultura. Cuademos de Sociologia,

n. 9-10 Nicarágua: Universidad Centroamericana.

REEVE, Mary Elizabeth (1988) -Los Quichua delCuraray. Quito: Ediciones Abya Yala.

RETAMAR, Roberto Femández (1989) - Calihan e outros Ensaios. São Paulo: Vida.

RIBEIRO, Gustavo (1989) - Latin American and the Development Debate. Série Antropologia,

n.85, Brasília: Departamento de Antropologia, Universidade de Brasilia.

RODRÍGUEZ, Amelia (1988) - Familia y Crisis en el Salvador de hoy. In: Familia y Desarrollo

en América Latina y el Caribe. UNESCO.

SANTIAGO, Silviano (1991) - Modernidade e tradição popular. Revista Brasileira de Literatura

Comparada, v.l. Niterói, mar.

SCHWARTZMAN, Simon (1989) - O Gato de Cortázar. Novos Estudos. CEBRAP.n. 25, outubro,

p. 191-203.

. (1988) O Espelho de Morse. Novos Estudos, CEBRAP, n. 22, outubro, p. 185-192.

UNTOJA, YAMPARA e APAZA (1990) - Anteprojeto de ley de naciones: ayllus, comunidades.

La Paz: Reunión Anual de Etnologia, mimeo.

URIOSTE, Miguel (1990) - Anteprojeto de Ley de Comunidades Campesinas. CEDLA, La

Paz: Reunião Anual de Etnologia, mimeo.

VATTIMO, Gianni (1986) - El fin de la modernidad. Nihilismo y Hermeneutica en la cultura

postmodema. Barcelona: Gedisa.

YÚDICE, George (1991)- Postmodemity and transnational capitalism in Latin America. Revista

Brasileira de Literatura Comparada, v. 1, Niterói, mar.

Downloads

Publicado

12-08-2022

Como Citar

Machado, L. Z. . (2022). TRADIÇÃO E NEO-MODERNIDADE NA AMÉRICA LATINA: ETNICIDADE E GÊNERO. Sociedade E Estado, 6(01), 125–149. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/43602