Entre o ser e o não-ser:

o processo de construção da idéia de ator (profissional) à luz de Georg Simmel

Authors

  • Rosi Machado

Keywords:

Ator profissional, Modernidade, Georf Simmel

Abstract

Neste artigo, analiso o processo de construção da idéia de ator profissional, desde sua origem até a que predomina no discurso dos que se dedicam a essa atividade nos dias de hoje. Com base na bibliografia especializada sobre o ator e à luz das reflexões de Georg Simmel, apresentarei quatro tipos ideais de ator que elaborei para evidenciar as mudanças ocorridas na noção de ator e as suas correspondentes formas-padrão de representação em acompanhamento às formas que a valorização do indivíduo assumiu ao longo do período moderno. Os quatro tipos ideais de ator são: o "ator-declamador-ilustrador", o "ator-racional-realizador", o "grande ator" e o "ator-psicológico-criador". É neste último tipo que identifico a noção de ator de Stanislavski ”“ que, em larga medida, marca, ainda, o discurso atual dos atores profissionais ”“ e a associo à própria concepção simmeliana de indivíduo moderno, que se caracterizaria por sua ambigüidade.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Rosi Machado

Doutora em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPCIS/UERJ). Professora do Departamento de Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e do Instituto de Humanidades da Universidade Cândido Mendes (Ucam).

Published

2011-04-27

How to Cite

Machado, R. (2011). Entre o ser e o não-ser:: o processo de construção da idéia de ator (profissional) à luz de Georg Simmel. Sociedade E Estado, 23(3). Retrieved from https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5426

Issue

Section

Artigos