Notas sobre a forma e a razão dos conflitos no mercado de consumo
Palabras clave:
Troca, conflito, mercado, direitos do consumidorResumen
Explorando a perspectiva proposta por Marcel Mauss,
este artigo apresenta algumas reflexões sobre a coexistência entre
as lógicas do dom e do mercado na sociedade brasileira, tomando
por base uma pesquisa etnográfica realizada em Curitiba (PR)
sobre conflitos decorrentes de relações de consumo. A etnografia
indica que a premissa da equivalência entre os parceiros – que
evoca a economia do dom, na qual as trocas vinculam sujeitos
enquanto sujeitos por meio de objetos – não é, de modo algum,
um componente secundário das relações entre consumidores e
fornecedores no mercado, presidindo inclusive a reivindicação
de direitos pelos consumidores junto a instituições estatais. O
desenvolvimento da análise sugere que as transações bem
sucedidas e os conflitos nascidos de relações de consumo podem
ser compreendidas como elementos de um mesmo sistema de
comunicação, em que a lógica mercantil é englobada pelo princípio
da reciprocidade.
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