Notas sobre a forma e a razão dos conflitos no mercado de consumo

Autores/as

  • Ciméa Bevilaqua Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Palabras clave:

Troca, conflito, mercado, direitos do consumidor

Resumen

Explorando a perspectiva proposta por Marcel Mauss,
este artigo apresenta algumas reflexões sobre a coexistência entre
as lógicas do dom e do mercado na sociedade brasileira, tomando
por base uma pesquisa etnográfica realizada em Curitiba (PR)
sobre conflitos decorrentes de relações de consumo. A etnografia
indica que a premissa da equivalência entre os parceiros – que
evoca a economia do dom, na qual as trocas vinculam sujeitos
enquanto sujeitos por meio de objetos – não é, de modo algum,
um componente secundário das relações entre consumidores e
fornecedores no mercado, presidindo inclusive a reivindicação
de direitos pelos consumidores junto a instituições estatais. O
desenvolvimento da análise sugere que as transações bem
sucedidas e os conflitos nascidos de relações de consumo podem
ser compreendidas como elementos de um mesmo sistema de
comunicação, em que a lógica mercantil é englobada pelo princípio
da reciprocidade.

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Biografía del autor/a

Ciméa Bevilaqua, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Professora do Departamento de Antropologia da Universidade Federal do Paraná; membro do Núcleo de Antropologia Urbana da Universidade de São Paulo

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Publicado

2022-08-12

Cómo citar

Bevilaqua, C. . (2022). Notas sobre a forma e a razão dos conflitos no mercado de consumo. Sociedade E Estado, 16(01 e 02), 306–334. Recuperado a partir de https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/44635