A função do dinheiro:

uma análise das estratégias dos mediadores em um sistema de crédito cooperativo

Autores/as

  • Jandir Pauli Faculdade Meridional (Imed)
  • Cinara Rosenfield Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Palabras clave:

Políticas públicas, Mediadores, Circuitos econômicos, Cultura, Intimidade

Resumen

Este estudo tem por objetivo compreender como as transações financeiras afetam as relações sociais entre agricultores e dirigentes de cooperativas de crédito que operam recursos disponibilizados por programas governamentais. O problema de pesquisa buscou compreender as estratégias destes dirigentes, denominados mediadores, para articulação do universo simbólico dos agricultores com as expectativas da política pública e do circuito no qual circula o dinheiro oriundo do crédito. Para compreender esta questão foi realizada uma pesquisa empírica em um Sistema de Crédito Cooperativo denominado Cresol. O aporte teórico que orientou a análise das informações articulou os conceitos de frames (McAdam, McCarthy & Zald, 1999) e de “negociação da intimidade” (Zelizer, 2005). A conclusão é que os mediadores operam uma estratégia de transformação da confiança e da amizade (intimidade) em vínculo institucional. Sua ação adquire um viés instrumental na medida em que converte transações econômicas em intimidade, transferências financeiras em ampliação e fortalecimento da relação social e identidade do sistema.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jandir Pauli, Faculdade Meridional (Imed)

Graduado em filosofia pela Universidade de Passo Fundo (1998), mestrado em sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), doutor em sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e pós-doutorado em sociologia econômica na Sorbonne ”“ Paris IV. Atualmente é professor titular IV na Faculdade Meridional (Imed) e integra o Programa de Pós-Graduação em Administração, exercendo funções de docente e pesquisador. Coordenador do Grupo de Pesquisas Estudos Organizacionais contemporâneos (CNPq).

Cinara Rosenfield, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Graduada em ciências sociais (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1981), mestrado em sociologia (Universidade Federal da Paraíba, 1983), doutorado em sociologia do trabalho (Université Paris IX ”“ Dauphine, 2000), pós-doutorado (Universidade Técnica de Lisboa). Atualmente é professora titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e integra o Departamento de Sociologia e o Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Bolsista produtividade CNPq.

Cómo citar

Pauli, J., & Rosenfield, C. (2017). A função do dinheiro:: uma análise das estratégias dos mediadores em um sistema de crédito cooperativo. Sociedade E Estado, 32(1), 171–188. Recuperado a partir de https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/6253

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.