Conhecimento sobre ação coletiva e movimentos sociais:

pontos para uma análise dos protestos sociais em África

Autores/as

  • Remo Mutzenberg Universidade Federal de Pernambuco

Palabras clave:

Ações coletivas, Movimentos sociais, Protestos sociais, Particular - universal, Produção de sentido, África

Resumen

O texto se propõe a analisar um conjunto de questões pertinentes ao campo dos estudos sobre ações coletivas, desenvolvidas particularmente nos Estados Unidos, e sobre os movimentos sociais, desenvolvidas predominantemente na Europa, objetivando colocar em evidência questões, princípios e conceitos. Num segundo momento, busca identificar tendências e perspectivas presentes na tradição dos estudos sobre ações coletivas e movimentos sociais em África, levando em consideração a problematização quanto ao uso daquelas tradições, sua pertinência e limites. Tal procedimento visa identificar um repertório para a construção de caminhos na análise de protestos sociais. Partindo da literatura produzida no campo temático das ações coletivas e dos movimentos sociais, o texto tem por objetivo indicar possíveis caminhos analíticos orientadores ao desenvolvimento de pesquisa para a análise de “protesto social”, entendidos estes como forma de ação coletiva ou momentos de visibilidade de um movimento social. Considera-se que a análise dos protestos sociais leva a reconhecer o legado teórico e metodológico referente à análise das ações coletivas e dos movimentos sociais e, ainda, possibilita a identificação de temas e questões que emergem a partir dos próprios contextos sociais e que não são problematizados no campo teórico.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Remo Mutzenberg, Universidade Federal de Pernambuco

Professor do Departamento de Sociologia e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pernambuco.

Publicado

2016-05-05

Cómo citar

Mutzenberg, R. (2016). Conhecimento sobre ação coletiva e movimentos sociais:: pontos para uma análise dos protestos sociais em África. Sociedade E Estado, 30(2), 415–447. Recuperado a partir de https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5981