Fundamentos da performance

Autores/as

  • Richard Bauman Indiana University

Palabras clave:

Ordem da interação, Performance, Remediatização, Teatralidade, Exibição virtuosística

Resumen

Neste artigo, esboço as principais concepções de performance que têm norteado trabalhos linguisticamente orientados acerca do tema, suas origens e como se relacionam ou divergem. Considero primeiramente o potencial pouco desenvolvido do trabalho orientado para a performance na sociolinguística variacionista, para depois examinar a performance enquanto exibição virtuosística, conforme tem se desenvolvido sobretudo na antropologia linguística. Em seguida, foco a performance enquanto teatralidade, com atenção especial para a análise da ordem da interação, bem como a performance cultural como evento destacado e relevado que fornece uma perspectiva ricamente reflexiva sobre a cultura. Concluo com uma discussão sobre a performance mediatizada e a produtividade do conceito de remediatização na redução da distância entre a performance copresente e a performance mediatizada.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Richard Bauman, Indiana University

Department of Folklore and Ethnomusicology, Indiana University 504N Fess, Bloomington, Indiana, IN 47405. Estados Unidos.

Publicado

2016-04-04

Cómo citar

Bauman, R. (2016). Fundamentos da performance. Sociedade E Estado, 29(3), 727–746. Recuperado a partir de https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5920