As hiper mulheres kuikuro:

apontamentos sobre cinema, corpo e performance

Autores

  • Alice Fátima Martins Universidade Federal de Goiás

Palavras-chave:

Hiper mulheres, Povo kuikuro, Corpo, Performance, Cinema

Resumo

Neste texto são trazidas à pauta algumas questões situadas no entrecruzamento de campos teórico-conceituais que incluem algumas discussões caras à cultura contemporânea. As relações entre corpo, memória e devir são abordadas a partir dos conceitos de performance, ritual e jogo. As análises são ancoradas no filme Itão kuegü: as hiper mulheres (2011), de Takumã Kuikuro, Carlos Fausto e Leonardo Sette, consideradas as circunstâncias de sua realização e veiculação, a narrativa fílmica e a presença das mulheres, que protagonizam o trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alice Fátima Martins, Universidade Federal de Goiás

Doutorado em sociologia (UnB), pós-doutorado no Programa Avançado de Cultura Contemporânea da UFRJ, é professora da Universidade Federal de Goiás, autora de Saudades do futuro: a ficção científica no cinema e o imaginário social sobre o devir, Editora UnB, 2013.

Downloads

Publicado

04-04-2016

Como Citar

Martins, A. F. (2016). As hiper mulheres kuikuro:: apontamentos sobre cinema, corpo e performance. Sociedade E Estado, 29(3), 747–766. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5921

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.