Colonialismo, capitalismo e segmentaridade:

nacionalismo e internacionalismo na teoria e política anticolonial e pós-colonial

Autores/as

  • Andrey Cordeiro Ferreira Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Palabras clave:

Colonialismo, Teoria descolonial, Anarquismo, Imperialismo, Segmentalidade

Resumen

O objetivo deste texto é apresentar algumas reflexões teóricas e epistemológicas sobre o colonialismo, a colonialidade e a teoria da revolução. Para isso, dialogaremos criticamente com algumas teses dos estudos descoloniais/pós-coloniais. Entendemos que é necessário não somente aprofundar a crítica epistemológica, mas desenvolver instrumentos para análise sociológica do colonialismo e da situação pós-colonial. O texto mostra ainda como o internacionalismo, a teoria do imperialismo e da segmentaridade podem ajudar nessas tarefas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Andrey Cordeiro Ferreira, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Graduado em ciências sociais pela Universidade Federal Fluminense (1999), mestrado (2002) e doutorado (2007) em antropologia social pelo PPGAS- -Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professor adjunto do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Agricultura e Sociedade (CPDA) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Publicado

2016-03-09

Cómo citar

Ferreira, A. C. (2016). Colonialismo, capitalismo e segmentaridade:: nacionalismo e internacionalismo na teoria e política anticolonial e pós-colonial. Sociedade E Estado, 29(1), 255–288. Recuperado a partir de https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5877