Avanços e desafios da Nova Sociologia Econômica: notas sobre os estudos sociológicos do mercado

Autores

  • Fernanda Wanderley Universidade Pública San Andres

Palavras-chave:

Sociologia Econômica, redes de relações econômicas, estudos sociológicos do mercado, cooperação e competição, capital social, capital organizacional.

Resumo

O texto analisa a primeira fase da Nova Sociologia
Econômica através da revisão dos quatro enfoques que
marcaram os estudos recentes do mercado. Essa primeira fase
caracterizou-se pelo rompimento do pacto parsoniano de
convívio pacífico com a teoria neoclássica e fundamentou sua
identidade em contraposição aos pressupostos do
individualismo metodológico. O desafio atual da Nova
Sociologia Econômica é avançar a análise das relações
econômicas além das afirmações de que a esfera econômica
está socialmente construída, que as estruturas sociais e
instituições são importantes para a ação econômica e que a
racionalidade é uma modalidade de comportamento entre
outras. Discute algumas questões que são parte da agenda atual
da nova Sociologia Econômica e os conceitos centrais da
network analysis.

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Biografia do Autor

Fernanda Wanderley, Universidade Pública San Andres

Pesquisadora do Instituto de Pós-graduação da Universidade Pública San Andres CIDESUMSA)
na cidade de La Paz – Bolivia e candidata ao doutorado pela Universidade de
Columbia, na cidade de Nova York.

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Publicado

12-08-2022

Como Citar

Wanderley, F. . (2022). Avanços e desafios da Nova Sociologia Econômica: notas sobre os estudos sociológicos do mercado. Sociedade E Estado, 17(01), 15–38. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/44643

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