Análise socioambiental: Zona de Educação para Ecodesenvolvimento e Experiência Cooperativa de Mondragón

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.1590/s0102-6992-201833030010

Palabras clave:

Ecodesenvolvimento, Cooperativismo, Crise socioambiental, Desenvolvimento territorial sustentável, Interdisciplinaridade

Resumen

Este artigo tem como objetivo avaliar os avanços e os limites de duas experiências conduzidas recentemente em dois diferentes territórios sobre os principais aspectos envolvidos na internalização da questão socioambiental. O estudo foi desenvolvido na Zona de Educação para o Ecodesenvolvimento (ZEE) do Rio Sagrado, Morretes (PR), Brasil, com um recorte temporal de 2006 a 2012; e a Experiência Cooperativa de Mondragón (ECM), Espanha (País Vasco), com recorte temporal compreendendo o período de 2007 a 2015. A metodologia enquadra-se como pesquisa aplicada de ênfase qualitativa; pesquisa participante e abordagem exploratório-descritiva e avaliativa com interpretação e análise de dados a partir do método de pesquisa qualitativa do discurso do sujeito coletivo (DSC). Os resultados demonstram que ambas trabalham a gestão socioambiental e socioeconômica com base do processo didático-pedagógico e da práxis educativa: a comunidade de aprendizagem do Rio Sagrado com uma ênfase pedagógica pautada no processo de ensino-aprendizagem; a comunidade de prática do cooperativismo com destaque ao recurso pedagógico da instrumentalização. Concluiu-se que, a seu modo, despontam como alternativas à lógica capitalista hegemônica, trabalhando preventivamente na transformação da comunidade local como protagonista de seu desenvolvimento.

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Biografía del autor/a

Liliane Cristine Schlemer Alcântara, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Pós-doutoranda do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Gestão Urbana da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Doutora em desenvolvimento regional pela Universidade Regional de Blumenau (FURB) com sandwich no Instituto de Estudios Cooperativos (Lanki) da Mondragón Unibertsitatea (MU/Espanha). Professora do Departamento de Desenvolvimento Rural (DDR) do Centro de Ciências Agrárias (CCA/UFSCar) da Universidade Federal de São Carlos, São Paulo (SP), Brasil. 

Carlos Alberto Cioce Sampaio, Centro de Pesquisa da Universidade Positivo (CPUP/PR)

Doutor em engenharia de produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com sandwich em economia social pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (Ehess), Paris, França. Pós-Doutor em ciências ambientais pela Washington State University, USA, em cooperativismo corporativo pela Mondragón Unibertsitatea (MU/Espanha), e em ecossoecionomia pela Universidad Austral de Chile. Professor e pesquisador do Centro de Pesquisa da Universidade Positivo (CPUP/PR), Curitiba , Paraná (PR), Brasil. 

Leire Uriarte Zabala, Mondragón Unibertsitatea

 Mestre em estudos especializados em cooperação para o desenvolvimento pela Univerité Libre de Bruxelles (ULB) e doutora pela Mondragón Unibertsitatea (MU/Espanha). Pesquisadora da Lanki e professora da Faculdade de Humanidades e Ciências da Educação (Huhezi/MU), Instituto de Estudios Cooperativos Lanki/Huhezi. Mondragon Unibertsitatea, Espanha.

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Publicado

2018-12-01

Cómo citar

Alcântara, L. C. S., Sampaio, C. A. C., & Zabala, L. U. (2018). Análise socioambiental: Zona de Educação para Ecodesenvolvimento e Experiência Cooperativa de Mondragón. Sociedade E Estado, 33(03), 887–914. https://doi.org/10.1590/s0102-6992-201833030010

Número

Sección

Artigos