Ecologismo, Ambientalismo e Ecologia Política:

diferentes visões da sustentabilidade e do território

Autores

  • Sérgio Ulisses Silva Jatobá UnB
  • Lúcia Cony Faria Cidade UnB
  • Glória Maria Vargas UnB

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Território, Ecologia Radical, Ambientalismo, Desenvolvimento Sustentável, Ecologia Política

Resumo

No quadro da evolução histórica do que se entende por sustentabilidade, e considerando as potenciais implicações desseprocesso sobre os usos do território, o objetivo do texto é investigar como diferentes perspectivas tratam a temática territorial. Com o apoio de contextualizações, busca-se compreender permanências,mudanças e tendências. A análise acompanha a criação da ecologia como ramo científico, passa pelo surgimento do ambientalismo moderado, e segue até enfoques mais recentes, como o da ecologia política. A primeira parte do texto argumenta que a visão da sustentabilidade começa a ser moldada a partir das idéias da ecologia radical, relacionadas com o protecionismo e com o conservacionismo; ela adquire características mais moderadas quando se apresenta na forma conciliatória do ambientalismo, desdobrando-se na proposta de desenvolvimento sustentável; e acaba por transformar-se em instrumento de crítica social, quando enfocado sob o prisma da ecologia política. A segunda parte do texto argumenta que a ecologia radical, o ambientalismo moderado e a ecologia política encaram a sustentabilidade territorial em sintonia com distintos contextos históricos e ambientais e diferenciadas visões de natureza. Conclui que as propostas variam também em função das escalas geográficas em que atuam e dos interesses envolvidos. Diante da crise ambiental atual, os diferentes enfoques, ao priorizarem dimensões específicas,como o quadro natural, as relações entre ambiente e sociedade e as desigualdades socioambientais, podem oferecer subsídios para a busca de alternativas viáveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sérgio Ulisses Silva Jatobá, UnB

Arquiteto, mestre e doutor em Desenvolvimento Sustentável, pesquisador do Núcleo de Estudos Urbanos e Regionais da Universidade de Brasília (UnB), técnico da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente do Distrito Federal.

Lúcia Cony Faria Cidade, UnB

Arquiteta, mestre em Arquitetura, mestre em Planejamento Urbano e Regional e Ph. D. em
Planejamento Urbano e Regional, professora associada e pesquisadora do Departamento de
Geografia, do Centro de Desenvolvimento Sustentável e do Núcleo de Estudos Urbanos e
Regionais da UnB. 

Glória Maria Vargas, UnB

Geógrafa, doutora em Geografia, professora adjunta da Faculdade de Planaltina, Universidade
de Brasília, pesquisadora associada do Centro de Desenvolvimento Sustentável da UnB.

Downloads

Publicado

23-10-2017

Como Citar

Silva Jatobá, S. U., Cony Faria Cidade, L., & Vargas, G. M. (2017). Ecologismo, Ambientalismo e Ecologia Política:: diferentes visões da sustentabilidade e do território. Sociedade E Estado, 24(1). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5453

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.