Desprovincializar o desenvolvimento:

Enunciação subalterna e resistência nas bordas da acumulação capitalista na Amazônia

Autores

  • Wendell Ficher Teixeira Assis Universidade Federal de Alagoas
  • Anabelle Santos Lages Universidade Federal de Alagoas

Palavras-chave:

Colonialidade-modernidade, Desenvolvimento, Processos de subalternização, Expropriação Territorial, Resistência

Resumo

Para refletir sobre a continuidade dos processos de subalternização e expropriação de populações tradicionais e camponesas o artigo se valerá de abordagens aglutinadas no paradigma modernidade-colonialidade. Tentar-se-á conectar a problemática teórica assim construída com o conhecimento empírico das modificações territoriais ocorridas na região amazônica durante os anos 2000, num movimento que permitirá submeter à interrogação certos aspectos da realidade social, bem como fazer girar a espiral que conecta abstração conceitual e realidade concreta. Com esse intuito a análise aqui empreendida lança mão de dois trabalhos de campo conduzidos em distintos espaços amazônicos; o primeiro levado a cabo na região Oeste do Pará, que desde a última década tem sido lócus de intensos conflitos entre as frentes de expansão econômica e as populações tradicionais. O segundo realizado na TI Raposa Serra do Sol, que representa um caso paradigmático, no qual estiveram em xeque o digladio entre racionalidades e modos diferentes de uso, significação e apropriação dos territórios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wendell Ficher Teixeira Assis, Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor adjunto do Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal de Alagoas e pesquisador do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional - IPPUR/UFRJ.

Anabelle Santos Lages, Universidade Federal de Alagoas

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Bolsista PNPD do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas.

Downloads

Como Citar

Teixeira Assis, W. F., & Lages, A. S. (2017). Desprovincializar o desenvolvimento:: Enunciação subalterna e resistência nas bordas da acumulação capitalista na Amazônia. Sociedade E Estado, 32(2), 389–410. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/6286

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.