DESENVOLVIMENTO RURAL E BIOPODER:

reflexões a partir do campo tecnocientífico

Autores

  • Adriano Premebida Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Jalcione Almeida Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Palavras-chave:

Desenvolvimento rural, Campo tecnocientífico, Biopoder

Resumo

Este artigo analisa discursos acerca do desenvolvimento rural e sua aproximação com um particular entendimento de exercício de poder, com base em entrevistas realizadas com agentes do denominado campo tecnocientífico vinculado às ciências agrárias no sul do Brasil. O espaço de encontro entre uma configuração teórica associada a uma analítica do poder e a regularidade dos discursos sobre desenvolvimento rural leva à suposição de que este espaço comum de produção de sentido e sustentação discursiva está intimamente ligado a uma ampla estratégia econômica e política (própria ao capitalismo) de gestão de populações (lógica da inclusão), de aplicação de dispositivos e tecnologias variadas de acordo ”“ e no limite ”“ com a perspectiva do biopoder. Para inferir esta relação, tenta-se utilizar o referencial teórico da análise de discurso mediante seu método mais simples: o exame da constância de repetição de termos-chave pelos agentes em suas exposições sobre o debate atual do desenvolvimento rural. Este referencial ajuda a entender a concepção de um indivíduo coerente e consciente de seu discurso, bem como a perceber a persistência ou modificação de certas crenças e mitos na formação de ideais societários para o rural no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriano Premebida, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Mestre em Desenvolvimento Rural, doutorando no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Membro do grupo de pesquisa Tecnologia, Meio Ambiente e Sociedade (TEMAS/UFRGS).

Jalcione Almeida, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutor em Sociologia, professor e pesquisador dos programas de pós-graduação em Desenvolvimento Rural e em Sociologia da UFRGS. Pesquisador do CNPq. Membro do grupo de pesquisa Tecnologia, Meio Ambiente e Sociedade (TEMAS/UFRGS).

Downloads

Publicado

10-05-2011

Como Citar

Premebida, A., & Almeida, J. (2011). DESENVOLVIMENTO RURAL E BIOPODER:: reflexões a partir do campo tecnocientífico. Sociedade E Estado, 21(2), 459–486. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5238

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.