Processos de racionalização e novos desenhos identitários:

a reestruturação da indústria da reparação automotiva e do ofício do mecânico

Autores

  • Laura Senna Ferreira Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Palavras-chave:

Identidade, Racionalização, Ofício, Mecânico, Indústria da reparação automotiva

Resumo

O objetivo deste artigo é compreender a elaboração de novos desenhos identitários em uma categoria de ofício que experimenta um momento de intensificação dos processos de racionalização do trabalho e da empresa. Trata-se de analisar as transformações do ofício do mecânico em face da reestruturação da indústria da reparação automotiva, que se intensificou a partir dos anos 1990. Neste texto, pretende-se examinar o “campo da oficina” em um contexto no qual o mercado demanda novas competências profissionais e novas posturas empreendedoras. Busca-se verificar, a partir de um estudo de caso na cidade de Porto Alegre (RS), de que maneira os sujeitos que atuam no segmento têm resistido e/ou negociado com tais exigências, “reparando” as suas identidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laura Senna Ferreira, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Doutora em sociologia pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora do Departamento de Ciências Sociais (DCS) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Downloads

Como Citar

Ferreira, L. S. (2016). Processos de racionalização e novos desenhos identitários:: a reestruturação da indústria da reparação automotiva e do ofício do mecânico. Sociedade E Estado, 31(1), 237–258. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/6087

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.