Desinformados são os outros: a divisão político-comunicacional durante a pandemia de Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.1590/s0102-6992-20254003e59180Palavras-chave:
pandemia de Covid-19, desinformação, grupos focais, enquadramentos, sociologia digitalResumo
A partir de grupos focais feitos em agosto e setembro de 2021, busco identificar como eleitores de Bolsonaro e Haddad, nas eleições presidenciais de 2018, compreenderam e lidaram com a pandemia de Covid-19. Por meio de uma linha analítica que articula o estudo de enquadramentos na sociologia digital a fontes sobre a pandemia, foram identificados: 1. a indissociabilidade entre preocupações econômicas e de saúde; 2. o reconhecimento da responsabilidade das autoridades e do uso político da pandemia; 3. o fato de que apenas um segmento de eleitores da extrema-direita se revelou afeito à desinformação; e 4. que profissionais de saúde indicaram o uso do Kit Covid e de ivermectina. Conclui-se que a adesão a formas ineficazes de prevenção e tratamento se deu não por negacionismo científico, e sim por afinidades políticas e de valores com suas fontes informativas em redes sociais e aplicativos de trocas de mensagens
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