Desinformados são os outros: a divisão político-comunicacional durante a pandemia de Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/s0102-6992-20254003e59180

Palavras-chave:

pandemia de Covid-19, desinformação, grupos focais, enquadramentos, sociologia digital

Resumo

A partir de grupos focais feitos em agosto e setembro de 2021, busco identificar como eleitores de Bolsonaro e Haddad, nas eleições presidenciais de 2018, compreenderam e lidaram com a pandemia de Covid-19. Por meio de uma linha analítica que articula o estudo de enquadramentos na sociologia digital a fontes sobre a pandemia, foram identificados: 1. a indissociabilidade entre preocupações econômicas e de saúde; 2. o reconhecimento da responsabilidade das autoridades e do uso político da pandemia; 3. o fato de que apenas um segmento de eleitores da extrema-direita se revelou afeito à desinformação; e 4. que profissionais de saúde indicaram o uso do Kit Covid e de ivermectina. Conclui-se que a adesão a formas ineficazes de prevenção e tratamento se deu não por negacionismo científico, e sim por afinidades políticas e de valores com suas fontes informativas em redes sociais e aplicativos de trocas de mensagens

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Richard Miskolci, Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

Universidade Federal de São Paulo, Medicina Preventiva, São Paulo, SP, Brasil.

Referências

APNORC. The Media Insight Project. APNORC, 2016. Disponível em: https://apnorc.org/topics/media-insight-project/ Acesso em: 02 dez. 2024.

ARCHENTI, N. Focus groups como forma de entrevista grupal. In: Marradi, A.; Archenti, N. & Piovani, J. I. (eds.). Manual de metodología de las ciencias sociales. Buenos Aires: Siglo XXI, 2018. p. 279-290.

BARD, M. T. Propaganda, persuasion, or journalism?: Fox News’ prime-time coverage of health-care reform in 2009 and 2014. Electronic News, v. 11, n. 2, p.100-118, 2017. https://doi.org/10.1177/1931243117710278. Acesso em: 10 out. 2024

BENKLER, Y. A political economy of the origins of assymetric propaganda in American media In: Bennett, W. L. & Livingston, S. The disinformation age: politics, technology, and disruptive communication in the United States. Cambridge/New York: Cambridge University Press, 2021.

BENKLER, Y.; FARIS, R. & ROBERTS, H. Network Propaganda: manipulation, disinformation, and radicalization in American Politics. New York: Oxford University Press, 2018.

BENNETT, W. L. e LIVINGSTON, S. The disinformation age: politics, technology, and disruptive communication in the United States. Cambridge/New York: Cambridge University Press, 2021.

BERNAYS, E. Propaganda. Cunnecticut: Martino Fine Books, 2024 (primeira edição 1928)

CYR, J. The Unique Utility of Focus Groups for Mixed-Methods Research. Political Science and Politics, 50/4, p. 1038-1042, 2017.

ENTMAN, R. Framing: Toward clarification of a fractured paradigm. Journal of Communication, v. 43, n. 4, p. 51–58, 1993. https://doi.org/10.1111/j.1460-2466.1993.tb01304.x. Acesso em: 12 out 2024.

EVANS, J. H. e HARGITTAI, E. Why doesn’t trust Fauci? The public’s belief in expertise and shared values of scientists in the Covid-19 pandemic. Socius, v. 6, p. 1-13, 2020. http://dx.doi.org/10.1177/2378023120947337. Acesso em: 11 out 2024

FERRARI, I. et alli. “Tratamento precoce; antivacinação e negacionismo: quem são os Médicos pela Vida no contexto da pandemia de Covid-19 no Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, v. 27, n. 11, p.4213-4222, 2022. https://doi.org/10.1590/1413-812320222711.09282022. Acesso em 12 out 2024

FREIDSON, E. Profissão Médica: um estudo de sociologia do conhecimento aplicado. São Paulo/Porto Alegre: Editora UNESP/Fundo Editorial SIMERS, 2008.

GAMSON, W. A. Talking Politics. New York: Cambridge University Press, 1992.

GOFFMAN, E. Frame Analysis: An Essay on the Organization of Experience. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1974.

GOYANES, Manuel e LAVIN, Ana. The sociology of fake news: factors affecting the probability of sharing political fake news online. Media@LSE Working Paper Series. London, London School of Economics and Political Science, 2018. Disponível em: https://www.lse.ac.uk/media-and-communications/research/working-paper-series Acesso em: 09 out. 2024

HABERMAS, J. A new structural transformation of the public sphere and deliberative politics. Cambridge: Polity Press, 2022.

KEEN, A. The Cult of the amateur. Sydney: Currency, 2007.

KIRK, J. Infodemic, ignorance, or imagination: the problem of misinformation in health emergencies. International Political Sociology, 18, pp.1-18, 2024. https://doi.org/10.1093/ips/olae036. Acesso em: 12 nov. 2024.

LYNCH, M. We have never been anti-science: reflections on science wars and post-truth. Engaging Science, Technology and Society, v. 6, p. 49-57, 2020. https://doi.org/10.17351/ests2020.309. Acesso em: 14 out. 2024

MACHADO, J.; MISKOLCI, R. Das jornadas de junho à cruzada moral: o papel das redes sociais na polarização política brasileira. Sociologia & Antropologia, v. 9, n. 3, p. 945–970, 2019. DOI: 10.1590/2238!38752019v9310. Acesso em: 13 out. 2024.

MARIN, D. C. Apoiadores gritam contra a imprensa e expressam esperança em Bolsonaro. Veja, 01/01/2019 Disponível em: https://veja.abril.com.br/politica/apoiadores-gritam-contra-a-imprensa-e-expressam-esperanca-em-bolsonaro Acesso em: 24 nov. 2024.

MARINS, M. T. et alli Auxílio Emergencial em Tempos de Pandemia. Revista Sociedade & Estado, v. 36, n. 2, p. 669-692, 2021. https://doi.org/10.1590/s0102-6992-202136020013 Acesso em: 14 out. 2024.

MERTON, R. K. The Bearing of Empirical Research Upon the Development of Social Theory. American Sociological Review, 13/5, p. 505-515, 1948

MESSENBERG, D. e CAMARGOS, B. Os propagandistas do ódio: o bolsonarismo raiz em ação. Análise Social, v. 29, n. 253, p. 2-24, 2024. https://doi.org/10.31447/202318 Acesso em: 18 nov. 2024.

MISKOLCI, R. Muito além do negacionismo: desinformação durante a pandemia de Covid!19. Sociologias, n. 25, p. 1–26, 2023. DOI: 10.1590/18070337!123090. Acesso em: 11 nov. 2024

ORESKES e CONWAY Merchants of Doubt; Merchants of doubt: how a handful of scientists obscured the truths on issues from tobacco smoke to global warming. New York:

Bloombury Press, 2010.

PIOVANI, J. I. El análisis de contenido. In: Marradi, A. ; Archenti, N. & Piovani, J. I. (eds.). Manual de metodología de las ciencias sociales. Buenos Aires: Siglo XXI, 2018. p. 421-437

PROCTOR, Robert N. & Schiebinger, Londa. Agnotology: the making and unmaking of ignorance. Stanford: University of California Press, 2008.

ROOKE, M. Alternative media framing of COVID-19 risks. Current Sociology, v. 69, n. 4, p. 584-602, 2021. https://doi.org/10.1177/00113921211006115 Acesso em: 11 nov. 2024.

SANTOS-PINTO, C. B.; Miranda, E. S.; OSÓRIO DE CASTRO, C. G. S. O “kit-covid” e o Programa Farmácia Popular no Brasil. Cadernos de Saúde Pública, v. 37, n. 2, p. 1-5, 2021. https://doi.org/10.1590/0102-311X00348020 Acesso em: 12 nov. 2024.

WILLIAMS, R. Televisão: tecnologia e forma cultura. São Paulo, SP: Boitempo, 2016 (primeira edição 1974).

Downloads

Publicado

28-11-2025

Como Citar

Miskolci, R. (2025). Desinformados são os outros: a divisão político-comunicacional durante a pandemia de Covid-19. Sociedade E Estado, 40(03), e59180. https://doi.org/10.1590/s0102-6992-20254003e59180

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.