Colonialismo, capitalismo e segmentaridade:

nacionalismo e internacionalismo na teoria e política anticolonial e pós-colonial

Autores

  • Andrey Cordeiro Ferreira Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Colonialismo, Teoria descolonial, Anarquismo, Imperialismo, Segmentalidade

Resumo

O objetivo deste texto é apresentar algumas reflexões teóricas e epistemológicas sobre o colonialismo, a colonialidade e a teoria da revolução. Para isso, dialogaremos criticamente com algumas teses dos estudos descoloniais/pós-coloniais. Entendemos que é necessário não somente aprofundar a crítica epistemológica, mas desenvolver instrumentos para análise sociológica do colonialismo e da situação pós-colonial. O texto mostra ainda como o internacionalismo, a teoria do imperialismo e da segmentaridade podem ajudar nessas tarefas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andrey Cordeiro Ferreira, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Graduado em ciências sociais pela Universidade Federal Fluminense (1999), mestrado (2002) e doutorado (2007) em antropologia social pelo PPGAS- -Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professor adjunto do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Agricultura e Sociedade (CPDA) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

09-03-2016

Como Citar

Ferreira, A. C. (2016). Colonialismo, capitalismo e segmentaridade:: nacionalismo e internacionalismo na teoria e política anticolonial e pós-colonial. Sociedade E Estado, 29(1), 255–288. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5877

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.