Democracia participativa e processo decisório de políticas públicas:

a influência da campanha contra a Alca

Autores

  • Suylan de Almeida Midlej e Silva Universidade de Brasília (UnB)

Palavras-chave:

Democracia Participativa, Movimentos Sociais, Políticas Públicas, Alca

Resumo

 Este artigo analisa a influência da Campanha Nacional contra a Área de Livre Comércio das Américas (ALCA), realizada de 2002 a 2006, no processo decisório do acor­do da Alca. Discute-se a relação entre democracia participativa e movimentos sociais contemporâneos, a exemplo do Movimento por uma Nova Globalização, e reflete-se so­bre participação social nas políticas públicas. Os resultados apontam que as ações da Campanha não influenciaram diretamente no desfecho do acordo, mas demonstram que houve intensa participação social nas instâncias decisórias de negociação da Alca, experi­ência antes inexistente no tocante à política externa brasileira. Para esta pesquisa, foram realizadas 17 entrevistas semiestruturadas e sete grupos focais, com 44 participantes, perfazendo um total de 61 entrevistados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suylan de Almeida Midlej e Silva, Universidade de Brasília (UnB)

 Doutora em So­ciologia, professora adjunta do Depar­tamento de Admi­nistração, do curso Gestão de Políticas Públicas e do mes­trado profissional em Administração da Universidade de Brasília (UnB).

Downloads

Publicado

01-03-2016

Como Citar

Silva, S. de A. M. e. (2016). Democracia participativa e processo decisório de políticas públicas:: a influência da campanha contra a Alca. Sociedade E Estado, 28(1), 53–74. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5706

Edição

Seção

Artigos