A constução social do mercado de madeiras certificadas na Amazônia brasileira:

a atuação das ONGs ambientalistas e das empresas pioneiras

Autores

  • Marcelo Sampaio Carneiro

Palavras-chave:

Sociologia Econômica, Sociologia dos Mercados, Indústria Florestal, Indústria e Meio Ambiente, Ambientalismo, Certificação Florestal, Amazônia

Resumo

Este artigo analisa o processo de construção de um mercado de madeiras certificadas pelo selo do Forest Stewardship Council (FSC) na Amazônia brasileira. A certificação florestal pode ser compreendida como uma estratégia, desenvolvida a partir dos anos 90, por um conjunto de ONGs ambientalistas para tentar modificar o padrão de funcionamento da indústria mundial de madeiras. Como mostram alguns trabalhos de Sociologia Econômica, o processo de construção de um mercado requer um conjunto diverso de investimentos, de forma a permitir o estabelecimento e o funcionamento das trocas mercantis. No caso em questão, procuramos mostrar como esse processo se desenrolou, através da constituição de mecanismos de apoio à emergência da produção de madeiras certificadas e da atuação de empresas pioneiras (na obtenção do selo do FSC) no interior do campo econômico da indústria de madeiras tropicais..

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Biografia do Autor

Marcelo Sampaio Carneiro

Professor do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do
Maranhão (UFMA), doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro
(UFRJ). E-mail: mdscarneiro@uol.com.br

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Publicado

29-04-2011

Como Citar

Sampaio Carneiro, M. (2011). A constução social do mercado de madeiras certificadas na Amazônia brasileira:: a atuação das ONGs ambientalistas e das empresas pioneiras. Sociedade E Estado, 22(3). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5369

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