ENTRE A DOMINAÇÃO RACIONAL-LEGAL E O CARISMA:

o Projeto Tamar e sua intervenção em comunidades pesqueiras do litoral brasileiro

Autores

  • Dulce Maria Filgueira de Almeida Suassuna Universidade de Brasília - UnB

Palavras-chave:

Política pública, Meio ambiente, Dominação racional-legal, Dominação carismática, Comunidades pesqueiras

Resumo

O trabalho discute a implantação e implementação de políticas públicas para o setor ambiental no Brasil, no período compreendido entre 1970 e 2000. Nesse contexto, realiza um estudo de caso do Projeto Tartarugas Marinhas (Projeto Tamar), apresentando uma análise comparativa das formas de intervenção em duas comunidades pesqueiras do litoral brasileiro: Praia do Forte (BA) e Regência (ES). Por meio de uma abordagem qualitativa, foram reconstruídos discursos e postos em diálogo para a compreensão. Constatou-se que o Projeto Tamar apresenta formas discursivas que se apóiam no modelo de sustentabilidade causal, isto é, o econômico viabiliza o ambiental. Neste âmbito, verificou-se que a lei e o discurso racional-legal são utilizados como estratégia de dominação em Praia do Forte, enquanto o carisma é parte do tipo ideal de dominação em Regência. Viu-se que essa diferenciação não ocorreu por acaso, mas é fruto de processos de resistência e conflitos que emergiram nas duas comunidades de pescadores e que está relacionada com suas especificidades socioculturais, especificamente quanto à forma como apresentam suas representações sociais e simbólicas sobre a pesca e a caça da tartaruga marinha. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dulce Maria Filgueira de Almeida Suassuna, Universidade de Brasília - UnB

Doutora em Sociologia pela Universidade de Brasília, professora da Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília.

Downloads

Publicado

18-05-2011

Como Citar

Suassuna, D. M. F. de A. (2011). ENTRE A DOMINAÇÃO RACIONAL-LEGAL E O CARISMA:: o Projeto Tamar e sua intervenção em comunidades pesqueiras do litoral brasileiro. Sociedade E Estado, 20(3), 521–529. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5180

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.