A hermenêutica de Wilheim Dilthey e a reflexão epistemológica nas ciências humanas contemporâneas

Autores

  • Jovanka Baracuhey Cavalcanti Scocuglia

Palavras-chave:

Hermenêutica, Epistemologia, Experiência, Compreensão histórica, Causalidade

Resumo

Este artigo ressalta a contribuição de Wilheim Dilthey, dentro da chamada “hermenêutica romântica” alemã, para as ciências humanas contemporâneas, sobretudo quanto à sua busca dos fundamentos filosóficos e epistemológicos de uma forma de conhecimento científico alternativo ao conhecimento “positivista” e “naturalista”. Parte-se de três pontos principais: o primeiro é o significado dos termos “Verstehen” e “Hermenêutica” dentro da perspectiva de Dilthey; o segundo refere-se aos principais conceitos de sua teorização como, por exemplo, “experiência interna e externa”, “causalidade” e “compreensão”, identificando duas fases na sua compreensão da ação humana, onde ele passa de uma etapa marcada pela compreensão psicológica, à outra, mais centrada na compreensão hermenêutica. E, para finalizar, tecem-se algumas considerações sobre a contribuição de Dilthey para as ciências sociais e sobre a crítica central de Gadamer à forma como ele buscou uma objetividade para as ciências humanas. Considera-se que o conceito de experiência, a concepção de causalidade e a busca de uma objetividade para as ciências humanas, nos termos colocados por Dilthey, sugeriram várias perspectivas ao debate filosófico desde a segunda metade do século XX, como, por exemplo, Gadamer e sua hermenêutica filosófica, ou, ainda, autores mais recentes como Giddens (1977) e Souza Santos (1989), preocupados em desenvolver esta abordagem metodológica para as ciências humanas, sobretudo, na direção do surgimento das condições fundamentais para uma mudança de paradigmas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jovanka Baracuhey Cavalcanti Scocuglia

 Docente e pesquisadora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), credenciada junto ao Programa Regional de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA/UFPB) e ao Programa de Pós- Graduação em Sociologia da UFPB; mestre em Ciências Sociais; doutora em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco.

Downloads

Como Citar

Scocuglia, J. B. C. (2002). A hermenêutica de Wilheim Dilthey e a reflexão epistemológica nas ciências humanas contemporâneas. Sociedade E Estado, 17(2). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/4940

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.