Alfabetizar é escolarizar

Autores

  • Alceu R. Ferraro Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Palavras-chave:

alfabetização, escolarização, universalização, exclusão

Resumo

Este texto apresenta alguns resultados de duas pesquisas sobre alfabetização eescolarização no Rio Grande do Sul eno Brasil, desenvolvidas nos últimos anos, com apoio do CNPq. Foram desenvolvidas análises comparativas com base em dois diferentes critérios estabelecidos a partir das estatísticas censitárias. Essas análises revelaram níveis extremamente desiguais de alfabetização entre estados e municípios, o que se evidencia logo no início do processo de escolarização. Habitualmente, fala-se de analfabetismo apenas com relação a pessoas de 15 anos e mais (UNESCO), ou 10 anos e mais. Considerando que em alguns municípios a meta de 100% de alfabetização é atingida já no grupo de 8 anos de idade, o estudo conclui que o analfabetismo deva ser tomado em conta bem mais cedo - certamente a partir dos 8 anos. Isto significa que as políticas educacionais precisam levar em conta este fato. Propõe-se também um modelo de diagnóstico da alfabetização, cuja aplicação plena exigiría mudança na forma de apresentação dos dados censitários sobre anos de estudo da população.

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Biografia do Autor

Alceu R. Ferraro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

 é professor titular da Universidade Católica de Pelotas, professor titular aposentado da UFRGS. Pesquisador do CNPq. 

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Publicado

12-08-2022

Como Citar

Ferraro, A. R. . (2022). Alfabetizar é escolarizar. Sociedade E Estado, 14(02), 323–348. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/44364

Edição

Seção

Artigos