Histórias de vida: o pioneirismo de Gilberto Freyre

Autores

  • Lina Rodrigues de Faria Fundação Oswaldo Cruz

Palavras-chave:

Gilberto Freyre, história de vida, história oral, pensamento social.

Resumo

O presente artigo procura mostrar a importância das histórias de vida na ciência social de Gilberto Freyre. Em Ordem e Progresso, Freyre trabalha com testemunhos orais e escritos, colhidos entre 1930 e 40, de brasileiros que viveram e observaram a desintegração da sociedade patriarcal e escravocrata no Brasil. Através da comparação das respostas, Freyre pôde compreender e, principalmente, interpretar o modo íntimo de vida da sociedade brasileira naquele período de nossa história. O autor queria relatos e informações de pessoas ilustres e famosas de nossa sociedade, mas também de membros das classes populares. Neste sentido, inaugurou uma técnica de conhecimento das relações sociais que só a partir da década de 80 ganhou relevância entre historiadores e cientistas sociais no Brasil. Além disso, o trabalho chama a atenção para a flexibilidade do autor no uso de outras técnicas de apreensão da realidade, além da história oral em que pioneiramente trabalhou.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lina Rodrigues de Faria, Fundação Oswaldo Cruz

Historiadora, mestre em Saúde Coletiva, pesquisadora visitante da Casa de Oswaldo Cruz, Fiocruz.

Referências

_________________, (1939) Açúcar. Algumas receitas de doces e bolos dos engenhos do Nordeste. Rio de Janeiro: José Olympio Editora.

___________, (1990) “O espírito da aldeia: a trajetória intelectual de Gilberto Freyre”, n. 27, São Paulo: Novos Estudos, Cebrap.

__________, (1993) “Aquele Gilberto”, in Recortes. São Paulo: Companhia das Letras.

Alencar, José de. (1948) Iracema. (Lenda do Ceará) São Paulo: Edições Melhoramentos, (Ia. edição, 1865).

Amado, Janaina. (1994) “O grande mentiroso: tradição, veracidade e imaginação em história oral”. Trabalho apresentado no II Encontro Nacional de História Oral, 1994, e resumido em Marieta de Morais Ferreira (Org.) História Oral. Rio de Janeiro: Diadorim.

Araújo, Ricardo Benzaquen de. (1994) Guerra e Paz: Casa-Grande & Senzala e a obra de Gilberto Freyre nos anos 30. Rio de Janeiro: Editora 34.

Candido, Antonio. (1969) “O Significado de Raízes do Brasil”, em Prefácio a Sérgio Buarque de Holanda, Raízes do Brasil. 5.a ed. revista. Rio de Janeiro: José Olímpio.

Debert, Guita G. (1986) “Problemas relativos à utilização da história de vida e história oral” in Ruth C. L. Cardoso (org.) A aventura antropológica, teoria epesquisa. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

Ferreira, Marieta de Moraes. (1994) (coord.) Entre-vistas: abordagens e usos da história oral. Rio de Janeiro: Editora da Fundação Getúlio Vargas.

Freyre, Gilberto. (193 5) Artigos de Jornal. Recife: Edições Mozart.

Gomes, Angela Castro. (1992) (nota sem título), Mesa-Redonda sobre história oral e história de vida: temas e abordagens. Terceiro Encontro de História e Saúde, Casa de Oswaldo Cruz. In Cadernos de História e Saúde, Casa de Oswaldo Cruz, n.2..

O Retrato Brasileiro: fotografias da Coleção Francisco Rodrigues 1840-1920. (1983) Rio de Janeiro: FUNARTE/Núcleo de Fotografia, Fundação Joaquim Nabuco/ Departamento de Iconografia.

Queiroz, Maria Isaura Pereira de. (1994) “História, História Oral e Arquivos na Visão de uma Socióloga” in Marieta de Moraes Ferreira (org.). História Oral e Multidisciplinaridade. Rio de Janeiro: Diadorim Editora Ltda.

Santos, Luiz A. de Castro. (1978) “Visions of Brazil’s Seigneurial Past: The Sociology of Gilberto Freyre”. Cambridge, Mass., Universidade de Harvard, mimeo.

Thompson, Paul. (1992)^4 voz do passado: história oral. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

Vansina, Jan. (1992) Citado em Gwyn Prins /’História Oral “ in Peter Burke (org.) A Escrita da História. Novas Perspectivas. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista.

W. I. Thomas, (1966) On Social Organization and Social Personality. Chicago & London: The University of Chicago Press.

Downloads

Publicado

12-08-2022

Como Citar

Faria, L. R. de . (2022). Histórias de vida: o pioneirismo de Gilberto Freyre. Sociedade E Estado, 13(02), 141–164. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/44270