Propaganda política através do rádio nas eleições gerais de 1994 no Brasil: modelos de influência social

Autores

  • Edson Alves de Souza Filho Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Ana Paula B. Canabrava Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
  • Angel D. Durandegui Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)

Palavras-chave:

Propaganda eleitoral, estratégias políticas, influência social, Plano Real, eleições de 1994

Resumo

Este estudo apresenta algumas inferências de estratégias de influência política a partir da observação de propaganda eleitoral pelo rádio e suas repercussões na sociedade. Quatro tipos de auto- apresentação/representação social de candidatos foram observados: qualidades individuais (traços pessoais e grupais majoritários), identificação popular (nacionalismo, sindicalismo, e outros conteúdos minoritários), liderança (rigidez e flexibilidade). As estratégias dos candidatos foram sobretudo de se aproximar/convergire/ou discutir/ distinguir-se em relação aos temas propostos por oponentes relevantes, em detrimento da cultura política desenvolvida pela sociedade, que representou as propostas políticas de modo discrepante. O Plano Real foi discutido como deflagrador de desejos e aspirações da sociedade, dificultando outros temas de serem considerados.

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Biografia do Autor

Edson Alves de Souza Filho, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Ana Paula B. Canabrava, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)

Bolsista de aperfeiçoamento do CNPq.

Angel D. Durandegui, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)

Bolsista de aperfeiçoamento do CNPq.

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Publicado

12-08-2022

Como Citar

Souza Filho, E. A. de ., Canabrava, A. P. B. ., & Durandegui, A. D. . (2022). Propaganda política através do rádio nas eleições gerais de 1994 no Brasil: modelos de influência social. Sociedade E Estado, 13(02), 91–109. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/44258