Propaganda política através do rádio nas eleições gerais de 1994 no Brasil: modelos de influência social
Palavras-chave:
Propaganda eleitoral, estratégias políticas, influência social, Plano Real, eleições de 1994Resumo
Este estudo apresenta algumas inferências de estratégias de influência política a partir da observação de propaganda eleitoral pelo rádio e suas repercussões na sociedade. Quatro tipos de auto- apresentação/representação social de candidatos foram observados: qualidades individuais (traços pessoais e grupais majoritários), identificação popular (nacionalismo, sindicalismo, e outros conteúdos minoritários), liderança (rigidez e flexibilidade). As estratégias dos candidatos foram sobretudo de se aproximar/convergire/ou discutir/ distinguir-se em relação aos temas propostos por oponentes relevantes, em detrimento da cultura política desenvolvida pela sociedade, que representou as propostas políticas de modo discrepante. O Plano Real foi discutido como deflagrador de desejos e aspirações da sociedade, dificultando outros temas de serem considerados.
Downloads
Referências
Bardin, L. (1992) / ’Analyse de contenu. Paris: Presses Universitaires de France. Bobbio, N. (1995) Direita e esquerda. Razões e significados de uma distinção política. São Paulo: Editora UNESP.
Bourdieu, P. (979) La distinction. Paris: Minuit.
Charaudeau, P. e Ghiglione, R. (1993) Le talk-show: un mythe de la démocratie? Relatório de pesquisa do Groupe de Recherche sur la Parole, Université Paris VIII.
D’Amorim, M.A., Oliveira, R.M., Gonçalves, F.A.S. & Melo, C.S. (1991) A imagem do político brasileiro: três anos depois. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 7,13-24.
French, J.R.P. e Raven, B.H. (1959) The bases of social power. In D. Cartwright (Org.) Studies in social power (pp. 118-149). Ann Arbor: University of Michigan Press.
Hobsbawm, E. (1994) Era dos extremos. O breve século XX: 1914-1991. São Paulo: Editora Schwarcz Ltda.
Hovland, C.I., Lumsdaine, A.A. e Sheffield, F.D. (1949) Experiments on mass communication. Princeton: Princeton University Press.
Kelman, H.C. (1958) Compliance, identification and internalization: three processes of attitude change, Journal of Conflict Resolution, 2, 51-60.
Kennan, N. e Hadley, M.( 1986) The creation of political leaders in the context of American politics in the 1970's and 1980‘s. In C.F. Graumann e S. Moscovici (Org.), Changing conceptions of leadership. New York: Springer-Verlag.
Lewin, K. (1948) Resolving social con/J/cis Nova York: Harper & Row.
Moscovici, S. (1976) Social influence and social change. Londres: Academic Press.
Moscovici, S. (1980) Toward a theory of conversion behavior, Ar/vances in experimental social psychology, (Vol. 13). Nova York: Academic Press.
Moscovici, S. (1981) L 'âge desfoules. Paris: Fayard.
Oliveira, F. (1995) Quem tem medo da governabilidade?, Novos Estudos CEBRAP,41, 61-7.
Paicheler, G (1985) Psychologie des influences sociales. Neuchâtel-Paris: Delachaux & Nestlé.
Rodrigues, A., Lobel, S.A., Jablonski, B., Momierat, M., Corga, D., Diamico, K., Pereira, M. e. Ferraz, A. (1988) Imagem do político brasileiro. Psicologia: Teoria e Pesquisa,
1-
Souza Filho, E.A. de (1994) Influência social de candidatos em eleição presidencial no Brasil, Psicologia: Teoria e Pesquisa, 10,453-465.
Souza Filho, E.A. de (1995) Representation and action in the ontogenesis ofthe political life. Comunicação apresentada no Symposium on social representations, Mustio, Finlândia.
Tajfel, H. (1978) Differentiation between social groups. Londres: Academic Press.
Weber, M. (1978) Tvpes d’autorité. In A. Levy ( Org.) Psychologie sociale. Textes fondamentaux anglais et américains, Vol 2. Paris: Dunod.
Wolton, D. (1989) A comunicação política - construção de mu modelo, Papéis Avulsos, 11.1-22.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Sociedade e Estado
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.