UMA PROPOSTA INVESTIGATIVA PARA O ENSINO DE CORES

Autores

  • Thiago Balacó Borrajo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte http://orcid.org/0000-0003-1425-9462
  • Afrânio de Araújo Coelho Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v2i1.8211

Palavras-chave:

Ensino, Investigação, Cores.

Resumo

Diante de uma realidade de frustração, insatisfação e desinteresse no processo de ensino/aprendizagem de ciências na educação básica, trazemos uma proposta metodológica para o ensino de óptica geométrica, especificamente para o entendimento físico de nossa percepção das cores, baseada em uma atividade investigativa que exige reflexão e raciocínio. Nela, os estudantes são divididos em grupos e precisam debater ideias, construir hipóteses e encontrar meios para comprová-las através de um experimento. Ao final da aula, as conclusões dos grupos são confrontadas com o conhecimento formal, possibilitando a análise de discordâncias e concordâncias com a teoria já estabelecida.

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Biografia do Autor

Thiago Balacó Borrajo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Licenciado em Física, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Mestrando em Ensino de Física na Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor do EBBT no IFRN (Campus Pau dos Ferros). Atualmente, desenvolve pesquisas na área de ensino de física.

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Publicado

2018-03-20

Como Citar

BORRAJO, Thiago Balacó; COELHO, Afrânio de Araújo. UMA PROPOSTA INVESTIGATIVA PARA O ENSINO DE CORES. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 2, n. 1, 2018. DOI: 10.26512/rpf.v2i1.8211. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/8211. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos