LITERATURA E CONHECIMENTO ASTRONÔMICO: UM ESTUDO DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS EM DISCIPLINA DE ESTÁGIO DOCENTE NA PÓS-GRADUAÇÃO

Autores

  • Michel Corci Batista
  • Camila Muniz de Oliveira
  • Edson Ribeiro de Britto de Almeida Junior
  • Marcello Ferreira
  • Olavo Leopoldino da Silva Filho
  • Thérèse Hofmann Gatti Rodrigues da Costa
  • Maria de Fátima da Silva Verdeaux
  • Marcos Rogério Martins Costa

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v8i1.53228

Palavras-chave:

Astronomia. Ensino. Estágio em Docência na Pós-Graduação. Literatura. Representações Sociais.

Resumo

Durante o estágio em docência no âmbito da Pós-Graduação em Educação para Ciência e Matemática da Universidade Estadual de Maringá no semestre letivo de 2023/1, estudantes de pós-graduação tiveram a oportunidade de atuar como professores assistentes e/ou ministrantes de aulas em disciplinas de graduação, sob a supervisão de professores mais experientes, e podem ministrar minicursos ou formações de atualização. Nesse contexto, optamos por ministrar um curso, intitulado “A Literatura no Ensino de Astronomia: Possiblidades para a Educação Básica”, buscando a vinculação interdisciplinar entre o tópico científico de interesse (a Astronomia) e aportes epistemológicos, teóricos e metodológicos de campos do conhecimento contíguos, oriundo da Literatura e das Artes, à guisa de complementariedade e expansão discursiva. Considera-se que os textos literários apresentam indícios de potencialidades vinculadas aos processos de ensino e de aprendizagem que permeiam os conceitos escolares, especialmente o contexto da Astronomia. Assim, o presente estudo teve como objetivo investigar as Representações Sociais que os participantes de um curso compartilham a respeito da relação entre Literatura e Astronomia. Os dados foram constituídos por meio Teste de Associação Livre de Palavras (TALP), e analisados mediante os pressupostos da teoria das Representações Sociais. De acordo com os resultados, o núcleo das representações é formado por conceitos relacionados à Literatura, ao Universo, a Saberes e ao Planeta. Portanto, evidencia a relevância da Literatura como uma ferramenta para explorar os conceitos astronômicos, a grandeza do Universo, a valorização do conhecimento e a consideração dos elementos planetários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABRIC, J. C. Methodologie de recueil des répresentations sociales. In: ABRIC, J. C. (edEd.). Pratiques sociales et representations. Paris : PUF, 1994. p. 59-82.

ALMEIDA JÚUNIOR, E. R. B. Um estudo sobre as representações sociais de alunos concluintes do ensino fundamental sobre as estações do ano. (Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática), Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR, Brasil, 2020.

ARAÚJO, D. C. C.; Verdeaux, M. F. S.; Cardoso, W. T. Uma proposta para a inclusão de tópicos de astronomia indígena brasileira nas aulas de Física do Ensino Médio. Revista Ciência e Educação, v. 23, n. 4, p. 1035-1054, 2017.

DAMASSO, L. M.; ALMEIDA JUNIOR, E. R. B. Um estudo sobre as Representações Sociais de pacientes pré-operatório de revascularização miocárdica em cirurgia bariátrica. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento , v. 11, n. 3, p. e26611326315-e26611326315, 2022. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i3.26315

DINIZ, T. D., BATISTA, M. C., BUFFON, A. D., MARTINS, A. D. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORAS DE CIÊNCIAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E O ENSINO DA ASTRONOMIA. Revista Vitruvian Cogitationes, v. 3, n. 2, p.151-162, 2022. https://doi.org/10.4025/rvc.v3i2.66207

ALVES-MAZZOTTI, A. J. Representações sociais: aspectos teóricos e aplicações à

educação. Em aberto, v. 14, n. 61, 2008. educação. Em aberto, v. 14, n. 61, p. 60-78, 2008. https://doi.org/10.24109/2176-6673.emaberto.14i61.1944

FERREIRA, M.; COUTO, R. V. L.; SILVA FILHO, O. L.; MARINHO, L. P.; MONTEIRO, F. F. Ensino de astronomia: uma abordagem didática a partir da Teoria da Relatividade Geral. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 43, p. e202101571-13, 2021. https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2021-0157

FERREIRA, M.; SACERDOTE, H.; STUDART, N.;SILVA FILHO, O. L. Análise de temas, teorias e métodos em dissertações e produtos educacionais no MNPEF. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 43, p. e202103221-13, 2021b. https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2021-0322

FERREIRA, M.; SILVA FILHO, O. L; PORTUGAL, K. O.; BOTTECHIA, J. A. A.; LIMA, M. B.; COSTA, M. R. M.; FERREIRA, D. M. G.; OLIVER, N. A. D. Formação continuada de professores de Ciências em caráter investigativo, interdisciplinar e com mediação por tecnologias digitais: reflexões acerca do curso ciência é 10 na universidade de Brasília. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 18, n. 39, p. 1–39, 2022. https://doi.org/10.21713/rbpg.v18i39.1971

FERREIRA, M.; VIEIRA, T. F. BATISTA, M. C.; SILVA FILHO, O. L. Proposta didática de astronomia no ensino médio na epistemologia hierárquica de Gagné. Revista de Produtos Educacionais e Pesquisa em Ensino, v. 7, n. 2, p. 27-53, 2023.

GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Plageder/UFRGS, 2009.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

GULIS, G.; SILVA FILHO, O. L. FERREIRA, M.; ANDRADE, V. C.; COSTA, M. R. M. Ensino Interdisciplinar da Fotossíntese: Interfaces entre a Aprendizagem Significativa Crítica e as Comunidades de Investigação. Experiências em Ensino de Ciências (UFRGS), v. 16, p. 89-116, 2021.

INÁCIO, A. L. M.; MARIANO, <. L. S.; FRANCO, S. A. P.; OLIVEIRA, K. L. Estágio em docência na pós-graduação: perspectivas acerca da formação docente. Revista Transmutare, v. 4, p. 1-17, 2019. https://doi.org/10.3895/rtr.v4n0.10435

MAGALHÃES JÚNIOR, C. A. O.; TOMANIK, E. A. Representações Sociais de Meio Ambiente: Subsídios para a formação continuada de professores. Ciência e Educação, Bauru, v. 19, n. 1, p. 181-199, 2013. https://doi.org/10.1590/S1516-73132013000100013

NAIFF, D. G. M.; NAIFF, L. A. M.; SOUZA, M. A. As Representações Sociais de estudantes universitários a respeito das cotas para negros e pardos nas universidades públicas brasileiras. Estudos e Pesquisas em Psicologia, Rio de Janeiro, v. 9, n. 1, p. 216-229, 2009.

OLIVEIRA, C. M. Literatura e astronomia: uma análise descritiva do conto ‘O nosso sistema solar’ da obra ‘Serões de Dona Benta’de Monteiro Lobato. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática), Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR, Brasil, 2021.

OLIVEIRA, C. M.; BATISTA, M. C. A relação da Literatura com a Astronomia a partir da análise de uma imagem do conto “O nosso sistema solar” de Monteiro Lobato. Research, Society and Development, v. 10, n. 16, p. 1-8, 2021. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i16.23150

OLIVEIRA, C. M.; BATISTA, M. C.; ALMEIDA JUNIOR, E. R. B. Literatura e Astronomia: análise de uma imagem do conto “Mais coisas do céu” de Monteiro Lobato, a partir da leitura de imagem interdisciplinar. Revista Vitruvian Cogitationes, v. 5, n. 1, p. 49-64, 27 fev. 2024. https://doi.org/10.4025/rvc.v5i1.70776

ORTIZ, A. J., LEITE, J. C., CARMO, T., BATISTA, M. C., MAGALHÃES JÚNIOR, C. A. D. O. Representações sociais de alunos do final do ensino médio sobre astronomia. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, n. 27, p. 79-91, 2019. https://doi.org/10.37156/RELEA/2019.27.079

SANTOS, O. C.; BRITO, D. Q.; MACIEL, F. G.; FERREIRA, M.; SILVA FILHO, O. L.; COUTO, R. V. L.; BATISTA, M. C. Abordagens de Etnoastronomia nos livros de ciências distribuídos em 2020 pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). Revista De Enseñanza de la Física, v. 35, p. 1-16, 2023. https://doi.org/10.55767/2451.6007.v35.n2.43672

SILVA FILHO, O. L.; FERREIRA, M. Teorias da Aprendizagem e da Educação como Referenciais em Práticas de Ensino: Ausubel e Lipman. Revista do Professor de Física, v. 2, n. 2, p. 104-125, 2018. https://doi.org/10.26512/rpf.v2i2.12315

Downloads

Publicado

2024-04-10

Como Citar

MICHEL CORCI BATISTA; CAMILA MUNIZ DE OLIVEIRA; EDSON RIBEIRO DE BRITTO DE ALMEIDA JUNIOR; MARCELLO FERREIRA; OLAVO LEOPOLDINO DA SILVA FILHO; THÉRÈSE HOFMANN GATTI RODRIGUES DA COSTA; MARIA DE FÁTIMA DA SILVA VERDEAUX; MARCOS ROGÉRIO MARTINS COSTA. LITERATURA E CONHECIMENTO ASTRONÔMICO: UM ESTUDO DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS EM DISCIPLINA DE ESTÁGIO DOCENTE NA PÓS-GRADUAÇÃO. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 1–18, 2024. DOI: 10.26512/rpf.v8i1.53228. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/53228. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)