FLUTUA OU AFUNDA? PRÁTICAS DE CIÊNCIAS E ENGENHARIA EM UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O QUINTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Mariana Lederman Edelstein TLTL, Teachers College, Columbia University
  • Claudia Peria TLTL, Teachers College, Columbia University
  • Paola Saloma Ricci TLTL, Teachers College, Columbia University
  • Cassia Fernandez TLTL, Teachers College, Columbia University
  • Tatiana Hochgreb-Haegele TLTL, Teachers College, Columbia University

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v8i2.47529

Palavras-chave:

Ensino de Ciências. Ensino de Física. Interdisciplinaridade. Proposta didática. Atividades práticas.

Resumo

 

Neste trabalho apresentamos uma sequência de atividades sobre flutuabilidade desenvolvida durante uma oficina realizada para professores polivalentes do quinto ano do Ensino Fundamental I da rede municipal de Sobral, Ceará. A oficina fez parte de uma série de encontros que tiveram como objetivo preparar os professores para desenvolverem e implementarem sequências didáticas a partir do currículo IDEIA de Ciências, construído com base em progressões de grandes ideias e de práticas de ciências e engenharia. Neste artigo, compartilhamos uma sequência de atividades envolvendo as expectativas de desempenho do 5° ano sobre densidade dos corpos, do subeixo "Matéria e Energia - estrutura e propriedades da matéria", com o objetivo de tornar acessível aos educadores a transposição da visão de ensino de ciências proposta no currículo para a sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABIB, Maria Lucia Vital dos Santos. Ensino de Ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. In: CARVALHO, Ana Maria Pessoa. (Ed.). Cengage Learning, São Paulo, 2014.

COHEN, Elizabeth e LOTAN, Rachel. American Educational Research Journal, v.32, p.99, 1995.

COHEN, Elizabeth e LOTAN, Rachel. Working for equity in heterogeneous classrooms: Sociological theory in practice. New York: Teachers College Press, 1997, v.1, p.85.

COHEN, Elizabeth e LOTAN, Rachel. Planejando o Trabalho em Grupo: estratégias para salas de aula heterogêneas. 3. ed. Penso, Porto Alegre, 2017. p.40,82,87,89.

CURRÍCULO IDEIA DE CIÊNCIAS. 2020. Disponível em: https://www.curriculoideia.org/. Acesso em: 1 de agosto de 2022.

FREIRE, Paulo. In: SASSERON, Lucia Helena e MACHADO, Vitor Fabricio. (Eds.). Alfabetização Científica na prática: inovando a forma de ensinar física. 1a. ed. Editora Livraria da Física, São Paulo, 2017.

GARDNER, Howard. Multiple Intelligences. New Horizon, New York, 2006. v.18, p.119.

JIMÉNEZ-ALEIXANDRE, Maria Pilar e CRUJEIRAS, Beatriz. Epistemic Practices and Scientific Practices in Science Education. Science Education, v.31, 2017.

NATIONAL RESEARCH COUNCIL. A Framework for K-12 Science Education: Practices, Crosscutting Concepts, and Core Ideas. The National Academies Press, Washington, 2012. https://doi.org/10.17226/13165.

OSBORNE, Jonathan. Teaching Scientific Practices: Meeting the Challenge of Change. J Sci Teacher Educ, 2014. https://doi.org/10.1007/s10972-014-9384-1.

PROJECT ZERO. Causal Patterns in Density: Lessons to Infuse into Density Units to Enable Deeper Understanding. Harvard Graduate School of Education, Cambridge, Massachusetts, 2005.

SASSERON, Lucia Helena e MACHADO, Vitor Fabricio. Alfabetização Científica na prática: inovando a forma de ensinar física. 1a. ed. Editora Livraria da Física, São Paulo, 2017.

SMITH, Carol, SNIR, Joseph, e GROSSLIGHT, Lorraine. Cognition and Instruction, v.9(3), p.221, 1992.

VYGOTSKY, Lev. In: CLAPP, E., ROSS, J., RYAN, J. e TISHMAN, S. (Eds.). Maker-Centered Learning: empowering young people to shape their worlds. Jossey-Bass, São Francisco, 2017.

WINDSCHITL, Mark, THOMPSON, Jessica. e BRAATEN, Melissa. Ambitious Science Teaching. Education Press, Harvard Cambridge Massachusetts, 2021. v.6, p.173.

Downloads

Publicado

2024-07-02

Como Citar

LEDERMAN EDELSTEIN, Mariana; PERIA, Claudia; SALOMA RICCI, Paola; FERNANDEZ, Cassia; HOCHGREB-HAEGELE, Tatiana. FLUTUA OU AFUNDA? PRÁTICAS DE CIÊNCIAS E ENGENHARIA EM UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O QUINTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL . Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 101–118, 2024. DOI: 10.26512/rpf.v8i2.47529. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/47529. Acesso em: 21 nov. 2024.