ENSINANDO A FÍSICA DA COR DO OBJETO PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL POR MEIO DE UM PROTÓTIPO EM ARDUINO

Autores

  • Lucivaldo Silva Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN) - Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Rafael Moraes Faculdade de Física (FACFIS), Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Cledson Gonçalves Faculdade de Física (FACFIS), Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Ângela Santa Brígida Faculdade de Física (FACFIS), Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Marcela Brasil Faculdade de Física (FACFIS), Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Simone Fraiha Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN) - Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), Universidade Federal do Pará (UFPA)

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.45962

Palavras-chave:

óptica. deficiente visual. inclusão. ensino. aprendizagem.

Resumo

Com a lei Nº 13.146, DE 6 DE JULHO DE 2015 que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência ficou comum a frequência de alunos com diversos tipos de deficiências em sala de aula e isso tem gerado a necessidade de propostas de projetos inclusivos nas escolas. Desta forma, foi feito uma parceria entre a Universidade Federal do Pará, campus Salinópolis, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Extensão - PIBEX e o Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, Pólo 37 para desenvolver um protótipo em arduíno com o objetivo de disponibilizar aos professores de Física do Ensino Médio uma sequência didática para ensinar conceitos fundamentais de óptica das cores, de forma que atenda a todos os alunos que possuem algum tipo de dificuldade no aprendizado, em especial o aluno com deficiência visual (DV). O protótipo intitulado Vidente e Deficiente Visual Color Sensor (VDV color sensor) mostrou-se eficiente como uma solução para atender tais demandas, visto que além ajudar o discente associar os conceitos de reflexão e absorção, auxiliou ele a reconhecer as cores das paletas através dos sensores instalados no protótipo em 4 ambientes que emitiam um som específico. Neste trabalho, mostraremos que os resultados obtidos com a utilização do protótipo contribuiu positivamente no aprendizado dos alunos sem DV e, principalmente, um entendimento igualitário por parte do aluno DV além de facilitar o ensino por parte do professor, no qual na maioria das vezes não possui qualificação adequada nesta área.

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Publicado

2022-12-07

Como Citar

SILVA, Lucivaldo; MORAES, Rafael; GONÇALVES, Cledson; SANTA BRÍGIDA, Ângela; BRASIL, Marcela; FRAIHA, Simone. ENSINANDO A FÍSICA DA COR DO OBJETO PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL POR MEIO DE UM PROTÓTIPO EM ARDUINO. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 6, n. Especial, p. 269–279, 2022. DOI: 10.26512/rpf.v1i1.45962. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/45962. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Anais do Encontros Integrados em Física e Seu Ensino 2022