Experiência com resistores: uma proposta para sala de aula

Autores

  • Mateus Andriola Gross Secretaria de Educação do Distrito Federal
  • João Pedro Sales Instituto de física UnB
  • Lorena do Carmo Jesus Secretaria de Educação do Distrito Federal

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v8i2.45639

Palavras-chave:

Física. Resistores. Componentes. Cores. Multímetro.

Resumo

A disciplina de Física no Ensino Médio, de maneira geral, é pouco atraente aos olhos dos alunos. Isso ocorre por haver problemas tanto estruturais quanto pedagógicos. Assim, neste artigo pretende-se aplicar uma aula com uma proposta diferenciada, a qual tentará resgatar o interesse na disciplina. Trata-se de uma aula em que os alunos realizaram uma atividade prática sobre resistores. Dessa forma, pretende-se proporcionar condições para que os alunos possam se apropriar dos conceitos trabalhados na aula. Ao final apresenta-se os resultados de um questionário aplicado aos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL, Lei de Diretrizes e B. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996.

TIPLER, Paul Allen; MOSCA, Gene. Física para cientistas e engenheiros: eletricidade e magnetismo, óptica. Tradução de Naira Maria Balzaretti. 6. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2009.

MIZUKAMI, M. G. N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.

ARAÚJO, Mauro Sérgio Teixeira de; ABIB, Maria Lúcia dos Santos. Atividades ex-perimentais no ensino de Física: Diferentes enfoques, diferentes finalidades. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 25, n. 2, p.176-194, jun 2003.

MOREIRA, Marco Antonio. Aprendizagem Significativa Crítica. Instituto de Física da UFRGS, Porto Alegre, 2010.

Downloads

Publicado

2024-07-02

Como Citar

ANDRIOLA GROSS, Mateus; PEDRO SALES, João; DO CARMO JESUS, Lorena. Experiência com resistores: uma proposta para sala de aula. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 54–66, 2024. DOI: 10.26512/rpf.v8i2.45639. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/45639. Acesso em: 21 nov. 2024.