Experiment with resistors: a proposal for the classroom
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v8i2.45639Keywords:
Physics. Resistors. Components. Colors. MultimeterAbstract
The discipline of Physics in High School, in general, is unattractive in the eyes of students. This is because there are structural and pedagogical problems. Thus, in this article we intend to apply a differentiated proposal, which will try to rescue the interest in the discipline. It is a class in which students do an activity on resistors. This way, is intended to provide conditions for students to appropriate the concepts worked in class. At the end, the results of a survey form applied to students are presented.
Downloads
References
BRASIL, Lei de Diretrizes e B. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996.
TIPLER, Paul Allen; MOSCA, Gene. Física para cientistas e engenheiros: eletricidade e magnetismo, óptica. Tradução de Naira Maria Balzaretti. 6. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2009.
MIZUKAMI, M. G. N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.
ARAÚJO, Mauro Sérgio Teixeira de; ABIB, Maria Lúcia dos Santos. Atividades ex-perimentais no ensino de Física: Diferentes enfoques, diferentes finalidades. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 25, n. 2, p.176-194, jun 2003.
MOREIRA, Marco Antonio. Aprendizagem Significativa Crítica. Instituto de Física da UFRGS, Porto Alegre, 2010.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Journal of the Physics Teacher
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).