Caso investigativo na formação continuada de professores: discutindo a relação da prática experimental na sala de aula

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v7i1.42508

Palavras-chave:

Estudo de caso. Formação continuada de professores. Atividades experimentais. Ensino de Física.

Resumo

Este trabalho apresenta o emprego do método estudo de caso em contexto de formação continuada de professores de Física à criação de um ambiente de aprendizagem e reflexão sobre a prática experimental em sala de aula. O Estudo foi desenvolvido em uma disciplina oferecida por curso de mestrado profissional do Ensino de Física voltado à formação de professores que atuam na Educação Básica brasileira. Participaram da investigação 5 professores/mestrandos, os quais foram apresentados, durante a disciplina, a referenciais teóricos sobre prática experimental e o método de estudo de caso. Em seguida, os professores/mestrandos elaboraram, de forma individual, um caso investigativo sobre a prática experimental, considerando os referenciais previamente apresentados e os apresentaram aos colegas e a docente da disciplina, criando um espaço de discussão e reflexão da prática experimental em contexto de sala de aula. Os casos produzidos foram de natureza distinta, envolvendo as modalidades de atividades experimentais: atividades do tipo demonstração, de investigação e de verificação. A fonte de inspiração dos professores/mestrandos para o desenvolver dos casos foi sua própria experiência, ou seja, partiram de um problema real de seu contexto de formação e/ou atuação profissional. A análise dos dados revela a relevância e a consonância desses resultados com os objetivos da formação profissional continuada de professores, uma vez que esta deve promover a valorização da experiência do aluno-professor e estimular a sua profissionalização permanente de forma contextualizada. Ademais, os dados indicam a aplicação coerente, por parte dos mestrandos, de pressupostos teóricos da atividade experimental à sua prática docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AZEVEDO, G. T. DE et al. Gerador trifásico de baixo custo para o ensino de física. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 39, n. 3, p. e35031–e35037, 2017.

BAYRAKCI, M. In-Service Teacher Raining in Japan and Turkey: a Comparative Analysis of Institutions and Practices. Australian Journal of Teacher Education, v. 34, n. 1, p. 10–22, 2009.BRASIL. Decreto no 8.752, de 9 de maio de 2016. Dispõe sobre a Política Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica.Diário Oficial da União, Brasília, 2016.

GUIDOTTI, C. DOS S.; MACKEDANZ, L. F. A experimentação como estratégia didática para a educação básica – uma visão dos estudantes e professores de Física. Anais do XX Simpósio Nacional de Ensino de Física. Anais... In: XX SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA – SNEF 2013. São Paulo: 2013.

HERREID, C. F. What Makes a Good Case? Journal of College Science Teaching, v. 27, n. 3, p. 163–165, 1997.

HERREID, C. F. Start with a Story: The Case Study Method of Teaching College Science. [s.l.] NSTA Press, 2007.

HOFSTEIN, A.; LUNETTA, V. N. The laboratory in science education: Foundations for the twenty-first century. Science Education, v. 88, n. 1, p. 28–54, 2004.

HOLZ, S. M.; BATTISTEL, O. L.; SAUERWEIN, I. P. S. Panorama dos artigos sobre Atividades Experimentais publicados na Revista Brasileira de Ensino de Física no período compreendido entre 2002 e 2017. Ensino & Pesquisa, v. 18, n. 1, p. 136–166, 2020.

KOPONEN, I. T.; MÄNTYLÄ, T. Generative Role of Experiments in Physics and in Teaching Physics: A Suggestion for Epistemological Reconstruction. Science & Education, v. 15, n. 1, p. 31–54, 2006.

LEAL, C. E. DOS S.; SILVA, J. C. X. Proposta de laboratório de física de baixo custo para escolas da rede pública de ensino médio. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 39, n. 1, p. e1401–e1405, 2017.

LEITE, S. A. DA S.; TAGLIAFERRO, A. R. A afetividade na sala de aula: um professor inesquecível. Psicologia Escolar e Educacional, v. 9, n. 2, p. 247–260, 2005.

LOURENÇO, A. B.; QUEIROZ, S. L. Argumentação em aulas de química: estratégias de ensino em destaque. Química Nova, v. 43, n. 9, p. 1333–1343, 2020.

LOVATO, F. L. et al. Metodologias Ativas de Aprendizagem: Uma Breve Revisão. Acta Scientiae, v. 20, n. 2, p. 154–171, 2018.

MENEZES, V. M. DE et al. Movimento retilíneo uniformemente acelerado: uma proposta de experimento de baixo custo. Revista Brasileira de Iniciação Científica, v. 4, n. 2, p. 71–81, 2017.

MORAES, R. Análise de conteúdo. Revista Educação, v. 22, n. 37, p. 7–32, 1999.

MOURA, F. A. DE; SILVA, R. O Ensino de Física por Investigação: A socioconstrução do conhecimento para medir a aceleração gravitacional. Research, Society and Development, v. 8, n. 3, p. 1–13, 2019a.

MOURA, F. A. DE; SILVA, R. Uma Proposta para o Estudo de Empuxo por meio de Atividades Investigativas. Revista do Professor de Física, v. 3, n. 1, p. 155–176, 2019b.

NEVES, D. R. M. DAS et al. Uma proposta de baixo custo para experimentos com raios catódicos. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 36, n. 1, p. 256–286, 2019.

NOVAK, J. D. Uma teoria de educação. São Paulo: Pioneira, 1981.

OLIVEIRA, J. R. S. DE. Contribuições e abordagens das atividades experimentais no ensino de ciências: reunindo elementos para a prática docente. Acta Scientiae, v. 12, n. 1, p. 139–153, 2010.

PIMENTA, S. G.; GHEDIN, E. (EDS.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 7. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2012.

QUEIROZ, S. L.; CABRAL, P. F. DE O. Estudo de Caso no Ensino de Ciências Naturais. São Carlos: Art Point Gráfica e Editora, 2016.

ROCHA, R. F. A.; DICKMAN, A. G. Ensinando Termodinâmica por meio de Experimentos de Baixo Custo. Abakós, v. 4, n. 2, p. 71–93, 2016.

ROSA, C. T. W. DA; DARROZ, L. M.; ROSA, Á. B. DA. Ensino em Ciências nos anos iniciais mediado pelas atividades experimentais: discussões envolvendo estudos na área. Revista de Estudios y Experiencias en Educación, v. 17, n. 35, p. 105–118, 2018.

SENRA, C. P.; BRAGA, M. A. B. Pensando a natureza da ciência a partir de atividades experimentais investigativas numa escola de formação profissional. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 31, n. 1, p. 7–29, 2014.

WESENDONK, F. S.; PEREIRA, A. DE S.; TERRAZZAN, E. A. Atividades experimentais de Física e Química em livros didáticos do PNLD. Revista ENCITEC, v. 1, n. 2, p. 7–15, 2011.

WOLFF, R. DE S. M. Estudo de caso no ensino de Física: seu uso e potencialidade. Dissertação de Mestrado—Dourados: Universidade Federal da Grande Dourados, 2019.

Downloads

Publicado

2023-04-25

Como Citar

BAFFA LOURENÇO, Ariane; ABREU DE ANDRADE, Viviane; DOS SANTOS MORAES, Sergio; CRISTINA DA CRUZ, Luana; CESAR FERREIRA, Fernando. Caso investigativo na formação continuada de professores: discutindo a relação da prática experimental na sala de aula. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 58–77, 2023. DOI: 10.26512/rpf.v7i1.42508. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/42508. Acesso em: 21 nov. 2024.