O EXPERIMENTO DE DILATAÇÃO DO AR COM ARDUINO: AMPLIANDO POSSIBILIDADES DE UTILIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DO ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO

Autores

  • Adriano Marcus Stuchi Universidade Estadual de santa Cruz
  • Wesley Lima da Paz

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v5i3.38436

Palavras-chave:

Teoria Cinética dos Gases Ideais. Ensino de Ciências por Investigação. Arduino

Resumo

O experimento da dilatação do ar é explorado em duas publicações muito conhecidas sobre Ensino de Ciências por Investigação (ENCI). A proposta é fazer uma releitura da montagem experimental com o Arduino e o sensor BMP280, ampliando as possibilidades de utilização em sala de aula por meio da análise matemática das variáveis pressão e temperatura a volume constante, visando a construção de conhecimento sobre a lei dos gases ideais e a teoria cinética dos gases ideais em aulas de física no ensino médio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CARVALHO, A.M.P. As Práticas Experimentais no Ensino de Física. In: Carvalho, A. M. P. (Org.) Ensino De Física - Coleção Ideias em Ação, Cengage Leaning, São Paulo, 2010.

CARVALHO, A.M.P. (Org.). Calor e Temperatura: Um Ensino por Investigação. Livraria da Física Editorial, São Paulo, 2014.

MEDEIROS, A; MEDEIROS, C. F. Possibilidades e Limitações das Simulações Computacionais no Ensino Da Física. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 24, n. 2, p. 77-86, São Paulo, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbef/v24n2/a02v24n2.pdf

Downloads

Publicado

2022-01-20

Como Citar

STUCHI, Adriano Marcus; LIMA DA PAZ, Wesley. O EXPERIMENTO DE DILATAÇÃO DO AR COM ARDUINO: AMPLIANDO POSSIBILIDADES DE UTILIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DO ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 5, n. 3, p. 53–63, 2022. DOI: 10.26512/rpf.v5i3.38436. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/38436. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)