ATIVIDADE EXPERIMENTAL DE BAIXO CUSTO: O CONTRIBUTO DO LUDIÃO E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO DE FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v2i2.12076Palavras-chave:
Ludião. Ensino de Física. Hidrostática.Resumo
Este artigo consubstancia uma pesquisa bibliográfica centrada num interesse de apresentar as principais contribuições do ludião para o ensino de Física. Inicialmente foi realizado um levantamento da produção científica nacional sobre a utilização desse experimento de baixo custo em quatro bases de dados: o Google Acadêmico, Directory of Open Access Journals (DOAJ), Bielefield Academic Search Engine (BASE) e o portal de periódicos da CAPES. A pesquisa revelou que, apesar do Ludião ser bastante utilizado em eventos como feira de ciências, há uma carência de artigos publicados em periódicos. Apesar da carência, foi identificado que esse experimento é potencialmente viável para contribuir com o ensino de Física, principalmente por ser lúdico, envolvente, de baixo custo, e acessível, podendo ser construído pelo próprio aluno com materiais encontrados em seu cotidiano.
Downloads
Referências
ARAUJO, M. S. T.; ABIB, M. L.V.S. Atividades experimentais no ensino de física: diferentes enfoques, diferentes finalidades. Rev Bras Ens de Física, São Paulo, 25, n. 2, p. 176-194, Jun. 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172003000200007&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 01 set., 2017.
ARNONI, M. E. B.; KOIKE, L. T.; BORGES, M. A. Hora da ciência: umestudo sobre atividades experimentais no ensino do saber científico. Caderno Núcleo de Ensino. UNESP”“PROGRAD, p. 282-294, 2004. Disponível em:
<http://www.unesp.br/prograd/PDFNE2003/Hora%20da%20ciencia.pdf.>. Acesso em: 04 jul., 2017.
CUNHA, C. J. G. B. L. Construção e utilização de equipamentos de baixo custo para ensino de física. Lisboa ”“ Portugal. 100 f. [Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Física Laboratorial, Ensino e História da Física)]. Universidade Nova de Lisboa. 2008.
DUARTE, S. E. Física para o Ensino Médio usando simulações e experimentos de baixo custo: um exemplo abordando dinâmica da rotação. Cad Bras Ens Física, 29, 525 (2012).
JESUS, V.L.B. de; MARLASCA, C.; TENORIO, A. Ludião versus princípio do submarino. Rev Bras Ens de Física, São Paulo, 29, n. 4, p. 599-603, 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S180611172007000400019&lng=en&nrm=iso>. Acessado em: 20 Fev. 2018. http://dx.doi.org/10.1590/S1806-11172007000400019.
MOLETTA, L.F.Y.; DRABESKI, R.G.; SANTOS, S.H.F.; BRINATTI, A.M.; SILVA, S.L.R., SILVA, J. B. Abordagem conceitual teórica e experimental sobre assuntos de hidrostática. Revista Conexão, 10, 289 (2014). Disponível em: <http://177.101.17.124/index.php/conexao/article/view/6752>. Acesso em: 01 set., 2017.
MOREIRA, M. A. Grandes desafios para o ensino da Física na educação contemporânea. Rev Prof de Física, 1, 1 (2017). Disponível em: < http://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/25190>. Acesso em: 01 set., 2017.
PIMENTEL, J. R.; YAMAMURA, P. Bic: Um Ludião que Funciona. A Física na escola, 7, n.1, 2006. Disponível em: < http://www1.fisica.org.br/fne/phocadownload/Vol07-Num1/v12a111.pdf >. Acesso em: 01 set., 2017.
PRADO, R. T.; FERRACIOLI, L. Utilização do Diagrama V em atividades experimentais de magnetismo em sala de aula de ensino médio. Rev Prof de Física, 1, n. 1, 2017. Disponível em: <http://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/26058>. Acesso em: 01 set., 2017.
RODRIGUES, M. A. Atividades de extensão em locais de educação não formal para enriquecer a
formação dos licenciandos em Física. Em Extensão, Uberlândia, 13, n. 1, p. 35-50, jan. / jun. 2014.
SALES, V. C. H.; VIANNA, D. M. Anais do XX Simpósio Nacional de Ensino de Física- SNEF, São
Paulo, 2013, (SBF, São Paulo, 2013), p. 1-8.
SILVA, J. C. X.; LEAL, C. E. S. Proposta de laboratório de física de baixo custo para escolas da rede pública de ensino médio. Rev Bras Ens de Física, São Paulo, 39, n.1, p.e1401, 2017. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172017000100501&lng=en&nrm=iso&tlng=pt >. Acesso em: 01 set., 2017.
SILVA, R. M; RAFAEL, R. F; NOBRE, F. A. S; ARAÚJO, K. M. G. Estudando transferência de calor utilizando folhetos de cordel científicos. Rev Prof de Física, 1, n.1, 2017. Disponível em: <
http://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/25747>. Acesso em: 01 set., 2017.
ZANDOMÊNICO, J. M. Uma proposta de realização de uma feira científica de física em uma escola de ensino médio. Vitória ”“ ES. 165 f. [Dissertação (Mestrado em Ensino de Física)]. Universidade Federal do Espírito Santo. 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).