APPROACH TO THE PHENOMENON OF SUPERCONDUCTIVITY IN BASIC EDUCATION
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.46012Keywords:
Physics teaching. Superconductivity. Pixton. High school.Abstract
In this scientific work we present a proposal for an approach to Superconductivity in basic education. Our educational product was created to create an alternative format of a comic (ebook), whose purpose is to introduce the high school goal to the Superconductivity storyline of comic book students. We consider David Ausubel and Novak's significant learning concepts, Ive's Didactic Transposition and Johnson-Laird's mind maps. Our comic was developed from software in the Pixton line. This educational product was implemented in a pedagogical intervention with students of Technical High School in the concomitant modality of the Federal Institute of Amazonas – IFAM, in the middle of the pandemic COVID-19. The research had a qualitative, descriptive and exploratory approach. The results indicate the possibility of learning the phenomenon of Superconductivity of the mentioned comics.
Downloads
References
BANDEIRA, SERGILANIO LIMA. Aprendizagem de tópicos de física moderna e contemporânea no ensino médio profissionalizante utilizando arduino.2017.144f. Dissertação (Mestrado em ensino de Física). Universidade Federal do Semiárido. Mossoró.
COSTA, Marconi B.S.; PAVÃO, Antonio C. Supercondutividade: Um século de desafios e superação. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 34, n. 2. Recife, 2012. https://doi.org/10.1590/S1806-11172012000200017.
FERREIRA, Marcello et al. Ensino de astronomia: uma abordagem didática a partir da Teoria da Relatividade Geral. Revista Brasileira de Ensino de Física, vol. 43, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2021-0157.
PAIVA, RENDISLEY ARISTÓTELES DOS SANTOS. A importância do uso de cartuns como ferramentas auxiliares no ensino de conceitos de mecãnica quântica no ensino médio. 88f. Dissertação (Mestrado em ensino de Física). Brasília, 2015
RODRIGUES, Angela Maria; GHEDIN, Evandro. A teoria da aprendizagem significativa de david ausubel e o ensino de ciências. Roraima: UERR Editora, 2005.
SAMPIERI, Roberto Hernández; COLLADO, Carlos Fernández; LUCIO, María Del Pilar Baptista. Metodologia de Pesquisa. 5aed. Porto Alegre: McGrawHill, 2013.
VIEIRA, David Menegassi. Supercondutividade: uma proposta de inserção no ensino médio. 152f.Dissertação (Mestrado em Ensino de Física). Vitória, 2014.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Journal of the Physics Teacher
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).