EDUCATIONAL ROBOTICS IN RURAL EDUCATION: A DIDACTIC STRATEGY FOR PHYSICS TEACHING AND DIGITAL INCLUSION

Authors

  • Denise Andrade do Nascimento Universidade Federal de Roraima (UFRR)
  • Jhionatan Cavalcante de Lima Aguiar Escola Agrotécnica da UFRR, Campus Murupu (EAGRO)
  • Gilmar Alves Silva Instituto Federal de Roraima (IFRR)

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.46004

Keywords:

Teaching Physics. Educational Robotics. Rural Education.

Abstract

Este trabalho apresenta a contribuição da robótica educacional em escolas do campo, mediante a realização de oficinas que contribuíram para abordagem da física de forma lúdica, criativa e incorporada ao uso de novas tecnologias, como a plataforma Arduino. As oficinas propostas foram oferecidas a 15 alunos do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Roraima, no formato online, durante o primeiro semestre de 2021 e, posteriormente, de forma presencial a 15 estudantes do Ensino Médio de uma escola agrotécnica localizada na zona rural de Boa Vista-RR, no segundo semestre de 2022. Os resultados demonstraram que a implementação de atividades voltadas à robótica educacional, além de fornecer uma visão mais ampla sobre a utilização de meios tecnológicos, contribuem na difusão de novas práticas educacionais, integrando teoria, experimentação e tecnologia, além de colaborar para os alunos aprenderem mais sobre física, matemática, programação e eletrônica, contemplando o seu protagonismo e gerando benefícios no processo ensino-aprendizagem.

Downloads

Download data is not yet available.

References

BRASIL. Ministério da Educação. Confira o relatório final do Pisa 2018. 11.11.2020. Disponível em: www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias_1/confira-o-relatorio-final-do-pisa-2018. Acesso em 20 ago. 2022.

CORREIA, S. Inteligência Emocional e Robótica na Educação. Disponível em: http://revistaperspectiva.info/index.php?option=com_contentc&task=view&id=599Idemid=98. Acesso em: 28 ago. 2022.

MONK, S. Programação com Arduíno: começando com Sketches. São Paulo: Bookman Editora, 2017.

MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A.; Novas tecnologias e mediação pedagógica. 7. ed. Campinas, SP: Papirus, 2003.

RUSK, N. et al. New pathways into robotics: Strategies for broadening participation. Journal of Science Education and Technology, v. 17, n. 1, p. 59-69, 2007.

SILVA, M. S. P.; CUNHA, A. L. M.; SANTOS, T. A. Educação básica nas escolas do campo no contexto da pandemia: ensino remoto para quem? Revista Ambiente e Educação, São Paulo, v. 14, n. 2, p. 417-431, maio/ago. 2021.

TORCATO, P. O Robô ajuda? Estudo do Impacto do uso de robótica educativa como estratégia de aprendizagem na disciplina de aplicações informáticas. Congresso Internacional de TIC e Educação, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2012.

KENSKI, V. M. O que são tecnologias e por que elas são essenciais. In KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologia: o novo ritmo da informação. Campinas, SP: Papirus, 2012.

MCROBERTS, M. Arduíno básico. São Paulo: Novatec, 2011.

Published

2022-12-07

How to Cite

DO NASCIMENTO, Denise Andrade; DE LIMA AGUIAR , Jhionatan Cavalcante; ALVES SILVA, Gilmar. EDUCATIONAL ROBOTICS IN RURAL EDUCATION: A DIDACTIC STRATEGY FOR PHYSICS TEACHING AND DIGITAL INCLUSION. Journal of the Physics Teacher, [S. l.], v. 6, n. Especial, p. 429–438, 2022. DOI: 10.26512/rpf.v1i1.46004. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/46004. Acesso em: 4 dec. 2024.

Issue

Section

Anals of the Integrated Meeting in Physics Teaching