Constellations on your desk: a proposal for teaching astronomy using models
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v6i1.40844Keywords:
Constellation models. Astronomy teaching. Physics workshop.Abstract
In this article, we present the realization of a teaching workshop carried out by
undergraduate students in Physics at the Federal University of Alfenas. The target
audiences were students from the public school system and students participating in the
Minas for Science project (UNIFAL, 2019) at the same university. Our goal was to teach
students about the Zodiac constellations and the myth of astrology. Models of each
constellation were made and a presentation was made on cosmology, astrology, zodiac
constellations, and an observation of the stars. A workshop was also held for the
construction of the models by the students who participated in the Minas for Science
project. It was noticed a great motivation of the students to make their models, in
addition to active participation and demonstration of interest during the lectures and
astronomical observations.
Downloads
References
BRASIL. MEC. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio. Brasília, 1999. 394p.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação e Tecnologia (SEMTEC). PCN+ Ensino Médio: Orientações Educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília: MEC/SEMTEC, 2002.
SIEMSEN, G. H. ; LORENZETTI, L. A Pesquisa em Ensino de Astronomia para o Ensino Médio ACTIO:Docência em Ciências[2](2017): 185-207.
DAMASCENO, J. C. G.; O ensino de astronomia como facilitador nos processos de ensino e aprendizagem. Rio de Janeiro - RG. 141 f. [Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física)]. Universidade Federal do Rio Grande - FURG. 2016.
CARVALHO, Paulo Simeão. A interatividade e o papel da Peer Instruction no ensino e aprendizagem da física. Revista do professor de física[2] (2018): 95-108.
TIAN, ke., URATA, Mayu., ENDO, Mamoru., MOURI, Katsuhiro., YASUDA, Takami., & KATO, Kato. Real-World Oriented Smartphone AR Supported Learning System Based on Planetarium Contents for Seasonal Constellation Observation. Applied science (2019). 1- 18 .
ARAUJO, I. S.; MAZUR, E. Instrução pelos colegas e ensino sob medida: uma proposta para o engajamento dos alunos no processo de ensino-aprendizagem de Física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física[30](2013): 362-384.
DIAS, C. A. C. M.; RITA, J. R. Inserção da astronomia como disciplina curricular do ensino médio. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia[6](2008): 55-65.
SANTOS, M. F. A.;KRUPEK, R. A. Astronomia: porque e para quê aprendê-la. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor[1] (2014): 1-15
MILONE, André; et. alia. Introdução à astronomia e astrofísica. São José dos Campos: INPE, 2018.
GURSHTEIN, Alex. On the origin of the zodiacal constellations. Vistas in Astronomy[36](1996): 171–190.
SkyCharts for Windows, Version 4.2. GNU:Free Software Foundation, (2017), Disponivel em: https://www.ap-i.net/skychart//pt/star
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Journal of the Physics Teacher

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).