Mechanical Waves: a proposal of didactic sequence using resources and alternative motivational elements

Authors

  • Bruno Ferreira de Araújo Federal Institute of Acre
  • Luciene Batista da Silveira Federal University of Rondonia

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v3iEspecial.25882

Keywords:

Physics Teaching. Experimentation. Computational Simulator.

Abstract

O ensino de Ciência, em especial, do componente curricular de Física é um tema que ao longo dos anos vem sendo discutido nos mais variados níveis e modalidades de ensino. Muitos estudos encontrados na literatura indicam a importância de tornar o ensino desse componente mais dinâmico e significativo para o aluno. Mas como fazer isso? Ausubel et al. (1980) propõe “Descubra o que ele (aluno) sabe e baseie nisso os seus ensinamentos” Ausubel et al. (1980, p. 8), enquanto sobre o tema motivação, Tapia e Fita (1999) afirmam que no processo ensino-aprendizagem a motivação deve estar presente em todos os momentos, por isso, muitas vezes dizemos que para o aluno ter motivação para a aprendizagem, é importante ter um bom professor.

Pensando nessa problemática, este trabalho traz uma proposta de sequência didática sobre o tema ondas mecânicas, em específico os tópicos: natureza, classificação e propriedades gerais das ondas, intensidade, ressonância, timbre e altura do som utilizando recursos e elementos motivacionais alternativos como: experimentação de baixo custo, simulações computacionais, mapas conceituais, vídeos e textos interdisciplinares para alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola Estadual localizada no Município de Porto Velho - RO. Através dos resultados obtidos com a aplicação dessa proposta foi possível verificar, por meio de questionários, verificação de aprendizagem e relatos, o grau de conhecimentos adquiridos dos discentes participantes da pesquisa e a sua respectiva aceitação.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2019-07-06

How to Cite

DE ARAÚJO, Bruno Ferreira; DA SILVEIRA, Luciene Batista. Mechanical Waves: a proposal of didactic sequence using resources and alternative motivational elements. Journal of the Physics Teacher, [S. l.], v. 3, n. Especial, p. 63–64, 2019. DOI: 10.26512/rpf.v3iEspecial.25882. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/25882. Acesso em: 20 nov. 2024.