Elaboração e divulgação de e-books de guias experimentais com automatização e arduino para o ensino de física
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v3iEspecial.25871Palavras-chave:
Ensino de Física. Guias. Arduino. Robótica. e-Book.Resumo
Um robô pode ser definido como um sistema autônomo que existe no mundo físico, pode sentir o seu ambiente e pode agir sobre ele para alcançar alguns objetivos. Essa definição pode parecer muito ampla, mas na verdade cada uma de suas partes é importante (MATARIĆ, 2014). A robótica é uma área de pesquisa que visa o desenvolvimento de robôs para, de algum modo, auxiliar o homem em tarefas complexas ou repetitivas (SILVA, 2009). Sendo, portanto, uma área que agrega várias áreas do conhecimento e que traz em si a interdisciplinaridade, podendo ser evidenciado na diversidade de setores em que robôs podem ser utilizados. Recentemente, a robótica chegou à escola. Nesse setor, a robótica toma uma nova forma, deixa de ser eminente para produção de robôs para se construir um novo mediador no processo de ensino aprendizagem (D’ABREU, 1999).
A união entre a robótica e educação tem todos os ingredientes para ter êxito. Primeiro, o robô, como elemento tecnológico, possui uma série de conceitos científicos cujos princípios básicos são abordados pela escola. Segundo, pelo fato de que robôs mexem com o imaginário, despertando o lado lúdico e desafiam a busca de maneiras para lidar com novas linguagens criando formas inovadoras de interação. O ambiente de aprendizagem em que o professor ensina ao aluno a montagem, automação e controle de dispositivos mecânicos que podem ser controlados pelo computador é denominado de Robótica Pedagógica ou Robótica Educacional. Que também apresenta-se na modalidade de Robótica com Sucata que trabalha com material reciclado. O uso da sucata é uma maneira de se construir protótipos robóticos a baixo custo (VIEIRA; VOLKIND, 2000).
Buscando ampliar o leque de ferramentas pedagógicas aplicadas à robótica na educação, a proposta desse projeto é criar roteiros experimentais didáticos de modelos de robôs como mediadores no processo de ensino aprendizagem na disciplina de Física.
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