Study of collisions using two smartphones

Authors

  • Pedro José Nogueira da Silva Federal University of Rondonia
  • Jessé Silva de Souza Melo Federal University of Rondonia
  • Wagner Waulex Camargos Gudes Federal University of Rondonia
  • Gleisivani Rodrigues Saldanha Federal University of Rondonia
  • Robinson Viana Figueroa Cadillo Federal University of Rondonia

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v3iEspecial.25859

Keywords:

Physics Teaching. Smartphone. Collision. Experiment.

Abstract

Apresenta-se neste trabalho uma proposta alternativa de uso de dois smartphones para o estudo experimental de choques elásticos e inelásticos (HALLIDAY, 2007). Nesse sentido, a proposta do experimento representa uma simplificação instrumental na montagem de um equipamento didático de colisões que é oferecido por empresas especializadas de experimentos de Física como PHYWE, CIDEPE ou AZEHEB[1]. Ou seja, visando resolver a redução de custo na aquisição do equipamento e promovendo maior acessibilidade da atividade experimental de colisões no Ensino Médio o presente trabalho tem como objetivo mostrar a potencialidade de uso do detector de presença do smartphone para o estudo de colisões entre dois planadores que percorrem linearmente sobre uma trilha de ar. A viabilidade da proposta é sustentada pela alta portabilidade do smartphone e pela acessibilidade de seus sensores favorecendo a realização de atividades práticas de Física (VIEIRA, 2013).

Downloads

Published

2019-07-06

How to Cite

DA SILVA, Pedro José Nogueira; MELO, Jessé Silva de Souza; GUDES, Wagner Waulex Camargos; SALDANHA, Gleisivani Rodrigues; CADILLO, Robinson Viana Figueroa. Study of collisions using two smartphones. Journal of the Physics Teacher, [S. l.], v. 3, n. Especial, p. 23–24, 2019. DOI: 10.26512/rpf.v3iEspecial.25859. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/25859. Acesso em: 27 apr. 2025.

Most read articles by the same author(s)