O ENSINO DE RAIOS CÓSMICOS NO ENSINO MÉDIO POR MEIO DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS

Autores

  • Matheus de Souza Abrantes Instituto de Física - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestrado Profissional em Ensino de Física.
  • Lucas de Souza Abrantes Instituto de Física - Universidade Federal Fluminense. Licenciatura em Física.
  • Vitor Acioly Instituto de Física - Universidade Federal Fluminense. Mestrado Profissional em Ensino de Física (MNPEF). Programa de pós-graduação em Ensino de Ciências da Natureza (PPECN) https://orcid.org/0000-0001-6655-5920

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v9i1.57777

Palavras-chave:

Três momentos pedagógicos. Ensino de física. Raios cósmicos.

Resumo

Este trabalho é um recorte do Trabalho de Conclusão de Curso intitulado “Uma sequência didática de raios cósmicos utilizando os três momentos pedagógicos”. O objetivo é apresentar uma proposta de atividade para o ensino médio que permita a inserção de conteúdos de física moderna e contemporânea, tendo os raios cósmicos como tema central. Por ser um assunto amplo, ele possibilita a conexão entre conceitos da física básica e da física moderna. Para a abordagem dos conteúdos, adotou-se como referencial teórico a teoria da transposição didática, elaborada por Chevallard, e como metodologia, os três momentos pedagógicos propostos por Delizoicov e Angotti. Esse método, baseado nas ideias de Paulo Freire, busca relacionar o conhecimento científico com situações do cotidiano por meio da problematização. Com base nesse referencial, a discussão sobre raios cósmicos no ensino médio envolve tópicos fundamentais como ordem de grandeza, modelos atômicos, cargas elétricas, além de conteúdos menos comuns, como a Radiação Cherenkov, permitindo a compreensão do funcionamento dos tanques de detecção do Observatório Pierre Auger. Ao final da sequência, os estudantes são estimulados a produzir apresentações, utilizando os conceitos explorados durante as atividades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vitor Acioly, Instituto de Física - Universidade Federal Fluminense. Mestrado Profissional em Ensino de Física (MNPEF). Programa de pós-graduação em Ensino de Ciências da Natureza (PPECN)

É professor do Instituto de Física da Universidade Federal Fluminense, com pesquisas na área de Ensino de Física. Fez pós-doutorado no Instituto de Física da UFRJ (2022), doutorado em Ensino de Física pela UFRJ (2021), mestrado em Ensino de Ciências da Natureza pela UFF (2015), e possui graduação em Licenciatura em Física pela UFRJ (2011).Faz parte do comitê de organização da Escola Sirius para Professores de Ensino Médio (ESPEM), representando a Sociedade Brasileira de Física (SBF) no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). Possui 16 anos de experiência como professor do ensino médio de escolas particulares, públicas e cursos livres. Coordenou cursos regulares de aplicação de física moderna e contemporânea para alunos de ensino médio. Trabalhou na Secretaria de Estado de Educação do Governo do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ), como professor de fisica no ensino médio regular, nos programas de formação de professores e nos programas de Educação de Jovens e Adultos (EJA).É líder do Laboratório de Pesquisa em Ensino e Divulgação da Ciência (LAPED), cujo objetivo é realizar pesquisas na área de Ensino de Física, pesquisas na área de Divulgação Científica e a realização de ações de divulgação científica priorizando a conexão com a educação básica e a formação docente.

Referências

ABRANTES, M. S. Uma sequência didática de raios cósmicos utilizando os três momentos pedagógicos. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2024.

BONFIM, D. D. S.; COSTA, P. C. F.; NASCIMENTO, W. J. A abordagem dos três momentos pedagógicos no estudo de velocidade escalar média. Experiências em Ensino de Ciências, v. 13, n. 1, p. 187197, 2018.

CHEVALLARD, Y. La transposición didáctica: del saber sábio al saber enseñado. Argentina: La Pensée Sauvage, 1991.

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A. Física. São Paulo: Cortez, 1990.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 42. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

GHIDINI, J. P. Elaboração e avaliação de uma sequência de ensino-aprendizagem sobre raios cósmicos: proposições e reflexões. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2023.

MOREIRA, M. A. Grandes desafios para o ensino da física na educação contemporânea. In: CICLO DE PALESTRAS DOS 50 ANOS DO INSTITUTO DE FÍSICA DA UFRJ, 2014, Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Instituto de Física da UFRJ, 2014.

SARAN, M. C. B. Astrofísica de partículas na sala de aula: uma sequência de ensino e aprendizagem sobre raios cósmicos para o ensino médio. 129 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física) Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013.

TAKEDA, C. S. Radiação de Cherenkov. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) Instituto de Física de São Carlos - USP, 2018.

TSCHÁ, S. H.; BELLUCCO, A. Uma proposta de sequência didática para trabalhar a natureza da ciência: a pesquisa brasileira sobre raios cósmicos. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 39, n. 1, p. 151173, 7 abr. 2022. doi: <https://doi.org/10.5007/2175-7941.2022.e78794>.

Downloads

Publicado

2025-05-23

Como Citar

DE SOUZA ABRANTES, Matheus; DE SOUZA ABRANTES, Lucas; ACIOLY, Vitor. O ENSINO DE RAIOS CÓSMICOS NO ENSINO MÉDIO POR MEIO DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 548–558, 2025. DOI: 10.26512/rpf.v9i1.57777. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/57777. Acesso em: 8 dez. 2025.