O ENSINO DE RAIOS CÓSMICOS NO ENSINO MÉDIO POR MEIO DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v9i1.57777Palavras-chave:
Três momentos pedagógicos. Ensino de física. Raios cósmicos.Resumo
Este trabalho é um recorte do Trabalho de Conclusão de Curso intitulado “Uma sequência didática de raios cósmicos utilizando os três momentos pedagógicos”. O objetivo é apresentar uma proposta de atividade para o ensino médio que permita a inserção de conteúdos de física moderna e contemporânea, tendo os raios cósmicos como tema central. Por ser um assunto amplo, ele possibilita a conexão entre conceitos da física básica e da física moderna. Para a abordagem dos conteúdos, adotou-se como referencial teórico a teoria da transposição didática, elaborada por Chevallard, e como metodologia, os três momentos pedagógicos propostos por Delizoicov e Angotti. Esse método, baseado nas ideias de Paulo Freire, busca relacionar o conhecimento científico com situações do cotidiano por meio da problematização. Com base nesse referencial, a discussão sobre raios cósmicos no ensino médio envolve tópicos fundamentais como ordem de grandeza, modelos atômicos, cargas elétricas, além de conteúdos menos comuns, como a Radiação Cherenkov, permitindo a compreensão do funcionamento dos tanques de detecção do Observatório Pierre Auger. Ao final da sequência, os estudantes são estimulados a produzir apresentações, utilizando os conceitos explorados durante as atividades.
Downloads
Referências
ABRANTES, M. S. Uma sequência didática de raios cósmicos utilizando os três momentos pedagógicos. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2024.
BONFIM, D. D. S.; COSTA, P. C. F.; NASCIMENTO, W. J. A abordagem dos três momentos pedagógicos no estudo de velocidade escalar média. Experiências em Ensino de Ciências, v. 13, n. 1, p. 187197, 2018.
CHEVALLARD, Y. La transposición didáctica: del saber sábio al saber enseñado. Argentina: La Pensée Sauvage, 1991.
DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A. Física. São Paulo: Cortez, 1990.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 42. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
GHIDINI, J. P. Elaboração e avaliação de uma sequência de ensino-aprendizagem sobre raios cósmicos: proposições e reflexões. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2023.
MOREIRA, M. A. Grandes desafios para o ensino da física na educação contemporânea. In: CICLO DE PALESTRAS DOS 50 ANOS DO INSTITUTO DE FÍSICA DA UFRJ, 2014, Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Instituto de Física da UFRJ, 2014.
SARAN, M. C. B. Astrofísica de partículas na sala de aula: uma sequência de ensino e aprendizagem sobre raios cósmicos para o ensino médio. 129 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física) Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013.
TAKEDA, C. S. Radiação de Cherenkov. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) Instituto de Física de São Carlos - USP, 2018.
TSCHÁ, S. H.; BELLUCCO, A. Uma proposta de sequência didática para trabalhar a natureza da ciência: a pesquisa brasileira sobre raios cósmicos. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 39, n. 1, p. 151173, 7 abr. 2022. doi: <https://doi.org/10.5007/2175-7941.2022.e78794>.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista do Professor de Física

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

