A CORRIDA ESPACIAL: A APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO DE FÍSICA

Autores

  • Danillo Scoralich Universidade Federal Fluminense. Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - Polo 15. Laboratório de Pesquisa em Ensino e Divulgação da Ciência / LAPED. https://orcid.org/0009-0003-8007-018X
  • Vitor Acioly Universidade Federal Fluminense. Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - Polo 15. Laboratório de Pesquisa em Ensino e Divulgação da Ciência / LAPED. https://orcid.org/0000-0001-6655-5920

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v9i1.54327

Palavras-chave:

Sequência Didática. Ensino de Física. Interdisciplinaridade. Corrida Espacial.

Resumo

Este artigo relata a aplicação de uma sequência didática desenvolvida para abordar a interdisciplinaridade no ensino básico, contextualizando aspectos históricos e políticos da corrida espacial e sua aplicabilidade física em diversos aspectos tecnológicos. A sequência foi implementada em uma disciplina eletiva, como projeto, para alunos do ensino fundamental e médio em uma escola particular do Rio de Janeiro. O objetivo principal foi promover a divulgação científica e permitir que os alunos compartilhassem e debatessem conceitos científicos e históricos, integrando diferentes áreas do conhecimento. A metodologia incluiu a utilização de diversas abordagens pedagógicas, como gamificação, atividades lúdicas, aulas tradicionais, experimentações demonstrativas e ferramentas tecnológicas. A avaliação formativa foi empregada para monitorar o processo de aprendizagem dos alunos, com um questionário final indicando uma média de acertos de quase 70%. No entanto, algumas questões conceituais apresentaram desafios, como a compreensão da independência da massa na velocidade de escape e o uso de ondas de rádio para radiotelescópios. O relato destaca a importância de abordar temas complexos de forma interdisciplinar e contextualizada, promovendo um aprendizado mais significativo e integrado.

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Biografia do Autor

Danillo Scoralich, Universidade Federal Fluminense. Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - Polo 15. Laboratório de Pesquisa em Ensino e Divulgação da Ciência / LAPED.

Licenciado em Física pela Universidade Federal Fluminense (UFF), atualmente mestrando em Ensino de Física pela (UFF). Possuo 2 anos de experiência como professor de Física na educação básica, atuando no 9º ano do ensino fundamental e no ensino médio em instituições privadas, além de lecionar Tecnologia e Robótica para o ensino fundamental II. Membro do Laboratório de Pesquisa em Ensino e Divulgação da Ciência (LAPED/UFF), com interesse em metodologias ativas, interdisciplinaridade e Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) aplicadas ao ensino.

Vitor Acioly, Universidade Federal Fluminense. Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - Polo 15. Laboratório de Pesquisa em Ensino e Divulgação da Ciência / LAPED.

É professor do Instituto de Física da Universidade Federal Fluminense, com pesquisas na área de Ensino de Física. Fez pós-doutorado no Instituto de Física da UFRJ (2022), doutorado em Ensino de Física pela UFRJ (2021), mestrado em Ensino de Ciências da Natureza pela UFF (2015), e possui graduação em Licenciatura em Física pela UFRJ (2011).Faz parte do comitê de organização da Escola Sirius para Professores de Ensino Médio (ESPEM), representando a Sociedade Brasileira de Física (SBF) no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). Possui 16 anos de experiência como professor do ensino médio de escolas particulares, públicas e cursos livres. Coordenou cursos regulares de aplicação de física moderna e contemporânea para alunos de ensino médio. Trabalhou na Secretaria de Estado de Educação do Governo do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ), como professor de fisica no ensino médio regular, nos programas de formação de professores e nos programas de Educação de Jovens e Adultos (EJA).É líder do Laboratório de Pesquisa em Ensino e Divulgação da Ciência (LAPED), cujo objetivo é realizar pesquisas na área de Ensino de Física, pesquisas na área de Divulgação Científica e a realização de ações de divulgação científica priorizando a conexão com a educação básica e a formação docente.

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Publicado

2025-02-19

Como Citar

SCORALICH, Danillo; ACIOLY, Vitor. A CORRIDA ESPACIAL: A APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO DE FÍSICA. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 306–323, 2025. DOI: 10.26512/rpf.v9i1.54327. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/54327. Acesso em: 2 abr. 2025.