A CORRIDA ESPACIAL: A APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO DE FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v9i1.54327Palavras-chave:
Sequência Didática. Ensino de Física. Interdisciplinaridade. Corrida Espacial.Resumo
Este artigo relata a aplicação de uma sequência didática desenvolvida para abordar a interdisciplinaridade no ensino básico, contextualizando aspectos históricos e políticos da corrida espacial e sua aplicabilidade física em diversos aspectos tecnológicos. A sequência foi implementada em uma disciplina eletiva, como projeto, para alunos do ensino fundamental e médio em uma escola particular do Rio de Janeiro. O objetivo principal foi promover a divulgação científica e permitir que os alunos compartilhassem e debatessem conceitos científicos e históricos, integrando diferentes áreas do conhecimento. A metodologia incluiu a utilização de diversas abordagens pedagógicas, como gamificação, atividades lúdicas, aulas tradicionais, experimentações demonstrativas e ferramentas tecnológicas. A avaliação formativa foi empregada para monitorar o processo de aprendizagem dos alunos, com um questionário final indicando uma média de acertos de quase 70%. No entanto, algumas questões conceituais apresentaram desafios, como a compreensão da independência da massa na velocidade de escape e o uso de ondas de rádio para radiotelescópios. O relato destaca a importância de abordar temas complexos de forma interdisciplinar e contextualizada, promovendo um aprendizado mais significativo e integrado.
Downloads
Referências
AFONSO, G. B.; NADAL, C. A. Arqueoastronomia. In: MATSUURA, O. T. (Org.) História da Astronomia no Brasil vol. 1. Cepe: Recife, PE, 2014. p. 53-86.
BOHR, N. O postulado quântico e o recente desenvolvimento da física atômica. In: PESSOA-JÚNIOR, O. (Org.). Fundamentos da Física, v. 1 (Simpósio David Bohm). São Paulo: Livraria da Física, 2000. p. 135-159. Original: Nature, v. 121, p. 580-590, 1928.
BRASIL. PCN+ Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Ministério da Educação, Secretaria da Educação Média e Tecnológica. Brasília: MEC/SEMTEC, 2002.BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Média e Tecnológica MEC/SEMTEC, 1999.
CARLOS, J. G. Interdisciplinaridade no Ensino Médio: desafios e potencialidade. Petrópolis: Vozes, 1995.
EDISCIPLINASUSP. Mini-curso: gravitação e órbitas: Simulador: o canhão de Newton. Disponível em: <https://physics.weber.edu/schroeder/software/NewtonsCannon.html>. Acesso em: 07 jul. 2023.
FADEL, L. et al. Gamificação na Educação. São Paulo: Pimenta Cultural, 2014.
FARIAS, M.; SONAGLIO, K. Perspectivas multi, pluri, inter e transdisciplinar no turismo. Revista Iberoamericana de Turismo RITUR, v. 3, n. 1, p. 71-85, 2013.
FEHLBERG, C. et al. Guia Didático de Etnoastronomia Guarani. MNPEF - IFES, 2022.
FORATO, T. C. M.; PIETROCOLA, M.; MARTINS, R. A. Historiografia e Natureza da Ciência na sala de aula. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 28, n. 1, p. 27-59, 2011.
LANGHI, R.; NARDI, R. Justificativas para o ensino de Astronomia: o que dizem os pesquisadores brasileiros? Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 14, n. 3, 2014.
MAXWELL, J. C. A treatise on electricity and magnetism. New York: Dover, 1954.
PEDUZZI, L. O. Q.; MARTINS, A. F. P.; FERREIRA, J. M. H. Temas de História e Filosofia da Ciência no Ensino. Natal: EDUFRN, 2012.
PIETROCOLA, M.; FILHO, J.; PINHEIRO, T. Prática interdisciplinar na formação disciplinar de professores de ciências. Investigações em Ensino de Ciências, v. 8, n. 2, p. 131-152, 2003.
RAMOS, M. S. F.; MOURA, P. S.; LAVOR, O. P. Educação financeira: Sequência didática com o aplicativo Minhas Economias. Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática, v. 4, n. 1, p. 1-19, 2020. doi: <https://doi.org/10.34019/2594-4673.2020.v4.32047>.
RICARDO, E. C. Problematização e Contextualização no Ensino de Física. Coleção Ideias em Ação. Ensino de Física, v. 1, p. 32, 2011.
SILVA, C. C. Estudos de História e Filosofia das Ciências: Subsídios para Aplicação no Ensino. São Paulo: Livraria da Física, 2006.
TAIGENS, V. A Corrida Espacial. UK: Cambridge Stanford Books, 2016.
VIANNA, Y.; VIANNA, M.; MEDINA, B.; TANAKA, S. Gamification, Inc.: como reinventar empresas a partir de jogos. Rio de Janeiro: MJV Press, 2013.
YOUNG, T. Philosophical Transactions of the Royal Society. London, v. 92, Issue 92, 1802.
ZANETIC, J. Física Também é Cultura. 250 f. Tese (Doutorado em Educação) Universidade de São Paulo, São Paulo, 1989.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista do Professor de Física

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).