PLANO INCLINADO COMO FERRAMENTA SIGNIFICATIVA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v9i1.55562Palavras-chave:
Ensino de Física. Aprendizagem Significativa. Ferramenta de Ensino. Experimentação.Resumo
Vivemos em um país de dimensões continentais, o que influencia diretamente em diversos aspectos sociais, culturais e econômicos. A educação não foge dessa realidade. Incluído nesse panorama multifacetado, o sistema educacional brasileiro enfrenta diversos desafios no que se refere a investimentos nas diversas áreas da cadeia educacional, que compreendem desde a formação de professores até a infraestrutura e manutenção escolar. Nesse aspecto, políticas de gabinete desenvolvidas de forma centralizada e burocrática não parecem ser capazes de abarcar as peculiaridades dos desafios enfrentados todos os dias por professores e estudantes nos mais diversos recantos do país e, portanto, aparentam ser insuficientes para aplacá-los. Nesse contexto, o objetivo desse trabalho é mostrar a ação direta dos agentes que atuam na base desse sistema, os professores, propondo a construção de uma ferramenta de ensino de física potencialmente significativa a partir de teorias de aprendizagem que visam uma interação mais direta do estudante com o objeto de ensino. Pensando nisto, os autores desenvolveram uma sequência didática que visa inserir o estudante em uma postura ativa no processo de ensino-aprendizagem, utilizando o plano inclinado como uma ferramenta experimental que complementa o ensino teórico, proporcionando uma maior interação com os conceitos de mecânica, em alinhamento com abordagens contemporâneas da Aprendizagem Significativa. Os resultados obtidos indicaram uma maior satisfação dos estudantes com essa abordagem, favorecida pelo contato mais direto e menos abstrato com os conceitos de mecânica tratados em sala de aula por meio de experimentação com o plano inclinado.
Downloads
Referências
BECK, E. M. C.; BELADELLI, E. M. N. O trabalho docente como processo constante de aprendizagens. Instrumento Revista de Estudo e Pesquisa em Educação, v. 19, n. 1, p. 35-43, 2017.
BERNARDINO, C. N.; SANTOS, A. M. Uma proposta de estudo comparativo entre aulas expositivas e abordagens investigativas no ensino de física. Revista do Professor de Física, v. 7, n. 2, p. 62-77, 2023.
BONFIM, D. D. S.; COSTA, P. C. F.; NASCIMENTO, W. J. A abordagem dos três momentos pedagógicos no estudo de velocidade escalar média. Experiências em Ensino de Ciências, v. 13, n. 1, p. 187-197, 2018.
BREMM, D.; GÜLLICH, R. I. C. Sequência didática sobre clonagem e fermentação: uma proposta de investigação-formação-ação no ensino de ciências. REPPE Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino, v. 6, n. 2, p. 43-60, 2022.
DONADELLO, S. A. F.; NETO, A. S. A. Sequência didática sob a perspectiva da TCM baseada em UEPS: uma estratégia didática para o ensino do modelo do átomo de Bohr no ensino fundamental. REPPE Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino, v. 6, n. 2, p. 4-27, 2022.
FERREIRA, M.; SILVA FILHO, O. L.; MOREIRA, M. A.; FRANZ, G. B.; PORTUGAL, KHALIL, O.; NOGUEIRA, D. X. P. Unidade de Ensino Potencialmente Significativa sobre óptica geométrica apoiada por vídeos, aplicativos e jogos para smartphones. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 42, P. e20200057, 2020.
FERRETTI, C. J. A reforma do Ensino Médio e sua questionável concepção de qualidade da educação. Estudos Avançados, v. 32, p. 25-42, 2018.
FEYNMAN, R. P. Só pode ser brincadeira, Sr. Feynman!. Rio de Janeiro: Editora Intrínseca, 2019.
FILHO, O. L. S.; FERREIRA, M. Modelo teórico para levantamento e organização de subsunçores no âmbito da Aprendizagem Significativa. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 44, e20210339, 2022.
GONÇALVES, J. S.; CARVALHO, E. F. V. Investigação da aprendizagem significativa utilizando a modelagem computacional do movimento harmônico simples com o software Modellus. Revista do Professor de Física, v. 8, n. 2, p. 1-20, 2024.
MOGETTI, R. S.; BROD, F. A. T.; LOPES, J. L. B. Videoaula interativa como material potencialmente significativo na educação a distância. RENOTE, v. 18, n. 1, 2020.
MOREIRA, M. A. Teorias de Aprendizagem. 2. ed. São Paulo: EPU, 2011.
MOREIRA, M. A. Uma análise crítica do ensino de Física. Estudos Avançados, v. 32, p. 73-80, 2018.
MOREIRA, I. C. Feynman e suas conferências sobre o ensino de física no Brasil. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 40, n. 4, p. e4203, 2018.
OLIVEIRA, S.; MORAIS, R. H. M. Development of didactic experiment to assist learning in Physics: a study of deformable flat structures. Latin-American Journal of Physics Education, v. 13, n. 4, p. 2, 2019.
OLIVEIRA, S.; MORAIS, R. H. M. Impacto de metodologias ativas na aprendizagem e compreensão da mecânica em corpos deformáveis. In: FILHO, D. P. M. et al. (Orgs.). Física: intervenções pedagógicas, tecnologias e metodologias emergentes à efetividade do ensino-aprendizagem. Guarujá-SP: Científica Digital, 2022. p. 132-150.
PIASSI, A. R.; OLIVEIRA, S.; SOUZA, D. A. Análise da abordagem matemática do tema queda dos corpos nos principais livros de física elementar utilizados nas licenciaturas em física no Brasil. Revista do Professor de Física, v. 3, n. 3, p. 105-118, 2019.
PIAZZI, P. Ensinando inteligência. São Paulo: Aleph, 2009.
PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do Trabalho Científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
SANTOS, C. S. Educação escolar no contexto de pandemia. Revista Gestão & Tecnologia, v. 1, n. 30, p. 44-47, 2020.
SILVA, S. C. R.; SCHIRLO, A. C. Teoria da aprendizagem significativa de Ausubel: reflexões para o ensino de física ante a nova realidade social. Imagens da Educação, v. 4, n. 1, p. 36-42, 2014.
SILVA, J. N. A. NETO, J. A. V.; XIMENES, C. A. P. MORAIS, A. C. S. A experimentação como ferramenta motivacional no ensino de física. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 12, p. 102473-102485, 2020.
SILVA-PIRES, F. E. S.; TRAJANO, V. S.; ARAUJO-JORGE, T. C. A Teoria da Aprendizagem Significativa e o jogo. Revista Educação em Questão, v. 58, n. 57, 2020.
SOARES, L. V.; SOUSA, M. L. I. Avaliação educacional ou política de resultados? Educação e Formação, v. 5, n. 3, p. e2951-e2951, 2020.
VIANA, O. A. Conhecimentos prévios e organização de material potencialmente significa tivo para a aprendizagem da geometria espacial. Ciências e Cognição, v. 16, n. 3, p. 15-36, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista do Professor de Física

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).