PLANO INCLINADO COMO FERRAMENTA SIGNIFICATIVA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE FÍSICA

Autores

  • Wanderley Martins Departamento de Ciências e Linguagens, IFMG campus Bambuí.
  • Rubens Henrique Marques de Morais Departamento de Ciências e Linguagens, IFMG campus Bambuí. Departamento de Ciências Naturais, UFSJ campus Dom Bosco https://orcid.org/0000-0001-8657-1805
  • Samuel de Oliveira Departamento de Ciências e Linguagens, IFMG campus Bambuí.

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v9i1.55562

Palavras-chave:

Ensino de Física. Aprendizagem Significativa. Ferramenta de Ensino. Experimentação.

Resumo

Vivemos em um país de dimensões continentais, o que influencia diretamente em diversos aspectos sociais, culturais e econômicos. A educação não foge dessa realidade. Incluído nesse panorama multifacetado, o sistema educacional brasileiro enfrenta diversos desafios no que se refere a investimentos nas diversas áreas da cadeia educacional, que compreendem desde a formação de professores até a infraestrutura e manutenção escolar. Nesse aspecto, políticas de gabinete desenvolvidas de forma centralizada e burocrática não parecem ser capazes de abarcar as peculiaridades dos desafios enfrentados todos os dias por professores e estudantes nos mais diversos recantos do país e, portanto, aparentam ser insuficientes para aplacá-los. Nesse contexto, o objetivo desse trabalho é mostrar a ação direta dos agentes que atuam na base desse sistema, os professores, propondo a construção de uma ferramenta de ensino de física potencialmente significativa a partir de teorias de aprendizagem que visam uma interação mais direta do estudante com o objeto de ensino. Pensando nisto, os autores desenvolveram uma sequência didática que visa inserir o estudante em uma postura ativa no processo de ensino-aprendizagem, utilizando o plano inclinado como uma ferramenta experimental que complementa o ensino teórico, proporcionando uma maior interação com os conceitos de mecânica, em alinhamento com abordagens contemporâneas da Aprendizagem Significativa. Os resultados obtidos indicaram uma maior satisfação dos estudantes com essa abordagem, favorecida pelo contato mais direto e menos abstrato com os conceitos de mecânica tratados em sala de aula por meio de experimentação com o plano inclinado.

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Publicado

2025-02-22

Como Citar

MARTINS, Wanderley; HENRIQUE MARQUES DE MORAIS, Rubens; OLIVEIRA, Samuel de. PLANO INCLINADO COMO FERRAMENTA SIGNIFICATIVA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE FÍSICA. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 355–374, 2025. DOI: 10.26512/rpf.v9i1.55562. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/55562. Acesso em: 2 abr. 2025.